Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15906
Título: Gestão da matéria de uma professora de matemática : saberes mobilizados na prática.
Título(s) alternativo(s): Management of the subject of a teacher who teaches mathematics : knowledge mobilized in practice.
Autor(es): Mendes, Rodrigo Silva
Torisu, Edmilson Minoru
Bosco, Cláudia Starling
Palavras-chave: Epistemologia da prática profissional
Ensino de Matemática
Data do documento: 2021
Referência: MENDES, R. S.; TORISU, E. M.; BOSCO, C. S. Gestão da matéria de uma professora de matemática: saberes mobilizados na prática. Revista Reamec, v. 9, n. 2, artigo e21054-21, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar a epistemologia da prática profissional de uma professora que ensina Matemática, ou seja, a investigação pretende desvelar um conjunto de saberes mobilizados por ela em sua prática pedagógica. Para isso, optamos por focar em estratégias utilizadas pela professora na sala de aula, no que se refere à gestão da matéria. Maria, nome fictício da participante, leciona para estudantes do Ensino Fundamental II em uma escola pública localizada no interior de Minas Gerais. As fontes dos dados que sustentaram a pesquisa foram: entrevistas realizadas com a professora, observação de aulas e questionário respondido pelos alunos. A partir dessas fontes, foi possível evidenciar um conjunto de saberes mobilizados por Maria na sua ação pedagógica. São exemplos: os saberes construídos na interação com os pares, os saberes do afeto na relação professor-aluno e os saberes da formação inicial, continuada e de conexão com o mundo globalizado. Os resultados explicitaram aspectos da ação pedagógica da professora em relação à gestão da classe e à gestão da matéria, discutindo alguns elementos, como a revisão de conteúdos, os embelezamentos motivacionais, o trabalho colaborativo e a autonomia.
Resumo em outra língua: This article aims to investigate the epistemology of the professional practice of a successful teacher who teaches mathematics, that is, the investigation intends to unveil a set of knowledge mobilized by this teacher in her pedagogical practice. For this, we chose to focus on strategies used by the teacher in the classroom with regard to the management of the subject. The teacher, a research participant, teaches mathematics to elementary school students in a public school located in the interior of Minas Gerais. The sources of data that support the research were: interviews with the teacher, observation of classes and a questionnaire answered by the students. From these sources it was possible to evidence a set of knowledge mobilized by the teacher in her pedagogical action, such as, for example, the knowledge constructed in the interaction with peers, the knowledge of affection in the teacher-student relationship and the knowledge of initial, continuing and connection with the globalized world. The results made explicit aspects of the teacher's pedagogical action in relation to class management and subject management, discussing some elements such as content review, motivational embellishments, collaborative work and autonomy.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15906
DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12739
ISSN: 2318-6674
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_GestãoMatériaProfessora.pdf417,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.