Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15823
Título: Segmentação de faixa de servidão em linha de transmissão por meio de visão computacional.
Autor(es): Bezerra, Lucas Angelo Soares
Orientador(es): Pessin, Gustavo
Palavras-chave: Vegetação - mapeamento
Veículo Aéreo Não Tripulado - VANT
Imagens como recursos de informação
Tecnologia - visão computacional
Data do documento: 2022
Membros da banca: Pessin, Gustavo
Bianchi, Andrea Gomes Campos
Souza, Jefferson Rodrigo de
Referência: BEZERRA, Lucas Angelo Soares. Segmentação de faixa de servidão em linha de transmissão por meio de visão computacional. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Este trabalho propõe um sistema de detecção automática por meio de visão computacional da faixa de servidão da linha de transmissão de 230 kV que alimenta o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira na cidade de São Luís, Maranhão. A aquisição das imagens e vídeos foi realizada com o uso de um VANT. Esses dados foram analisados pelo sistema desenvolvido no presente trabalho e obteve-se com sucesso a segmentação da faixa de servidão, possibilitando a análise apenas da região de interesse, o que reduz o esforço computacional e permite a utilização de técnicas mais simples para detecção de vegetação na região.
Resumo em outra língua: This work proposes an automatic detection system through computer vision of the band servitude of the 230 kV transmission line that supplies the Ponta da Madeira Maritime Terminal in the city of São Luís, Maranhão. The acquisition of images and videos was performed using a VANT. These data were analyzed by the system developed in the present work and the segmentation of the band servitude was successfully obtained, allowing the analysis of only the region of interest, which reduces the computational effort and allows the use of simpler techniques for detecting vegetation in the region.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15823
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/11/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISERTAÇÃO_SegmentaçãoFaixaServidão.pdf5,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons