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Título: Lean Construction : proposição de um framework integrativo para sua adoção.
Autor(es): Severino, Antônio Matsumura
Orientador(es): Ferreira, Karine Araújo
Palavras-chave: Lean Construction
Construção enxuta
Construção civil
Frameworks
Data do documento: 2022
Membros da banca: Ferreira, Karine Araújo
Fontes, Wanna Carvalho
Bachega, Stella Jacyszyn
Referência: SEVERINO, Antônio Matsumura. Lean Construction: proposição de um framework integrativo para sua adoção. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2022.
Resumo: O setor da construção no Brasil é caracterizado pela intensa concorrência entre as empresas e pela ineficiência de seus processos internos. Nesse contexto, a Lean Construction (LC) é considerada uma alternativa para aprimorar a gestão de empresas desse setor, ao melhorar a produtividade, reduzir desperdícios, aumentar o controle sobre o cronograma dos projetos e reduzir o impacto dessa indústria ao meio ambiente. Entretanto, apesar das vantagens da LC e da existência de frameworks disponíveis na literatura para facilitar sua implantação, o seu uso ainda é baixo nas empresas do setor devido a diversas barreiras, tais como: alto custo de implementação das técnicas, falta de conhecimento das técnicas e ferramentas da LC, falta de qualificação e resistência às mudanças. Adicionalmente, verificou-se que a maioria destes frameworks focam em partes específicas da implantação da LC, como eliminação de desperdícios ou avaliação do nível de maturidade da LC. Assim, o objetivo desta dissertação é elaborar um framework integrativo para facilitar a adoção da LC em empresas da construção civil. Para isso, o método utilizado é composto de duas etapas, uma analítica e outra empírica. Na primeira etapa, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o tema nas bases de dados Web of Science, Scopus, Science Direct, ACM Digital Library, Engineering Village e IGLC. Como resultado desta etapa, 474 artigos foram analisados, sendo selecionados doze artigos contendo frameworks e modelos conceituais sobre a adoção da LC. Baseado na análise e comparação destes trabalhos, um framework conceitual foi proposto nessa etapa. Na segunda etapa, foram realizados workshops com profissionais de duas empresas do setor da construção, que utilizam a LC, para avaliação e melhoria do framework conceitual proposto. Baseado nessa avaliação, o framework teórico foi analisado e validado, dando origem ao framework adaptado, sendo apresentado ao final desta pesquisa.
Resumo em outra língua: The construction sector in Brazil is characterized by the intense competition between companies and the inefficiency of their internal processes. In this context, Lean Construction (LC) is considered an alternative to improve the management of companies in this sector, by improving productivity, reducing waste, increasing control over the project schedule and reducing the impact of this industry on the environment. However, despite the advantages of LC and the existence of frameworks available in the literature to facilitate its implementation, its use is still low in companies in the sector due to several barriers, such as: high cost of implementing the techniques, lack of knowledge of the techniques and LC tools, lack of skills and resistance to change. Additionally, it was found that most of these frameworks focus on specific parts of the LC implementation, such as waste elimination or assessment of the LC maturity level. Thus, the objective of this dissertation is to develop an integrative framework to facilitate the adoption of LC in construction companies. For this, the method used is composed of two stages, one analytical and the other empirical. In the first stage, a systematic review of the literature on the subject was carried out in the Web of Science, Scopus, Science Direct, ACM Digital Library, Engineering Village and IGLC databases. As a result of this step, 474 articles were analyzed and twelve articles containing frameworks and conceptual models on the adoption of LC were selected. Based on the analysis and comparison of these papers, a conceptual framework was proposed at this stage. In the second stage, workshops were held with professionals from two companies in the construction sector, which use the LC, to evaluate and improve the proposed conceptual framework. Based on this evaluation, the theoretical framework was analyzed and validated, giving rise to the adapted framework, being presented at the end of this research.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15803
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