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Título: Ensino e aprendizagem de língua Inglesa na escola pública : promoção do letramento crítico por meio de gêneros do discurso.
Autor(es): Carvalho, Andresa Carla Gomes de
Orientador(es): Antunes, Leandra Batista
Palavras-chave: Letramento
Língua inglesa
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2022
Membros da banca: Antunes, Leandra Batista
Pimenta, Viviane Raposo
Jucá, Leina Cláudia Viana
Referência: CARVALHO, Andresa Carla Gomes de. Ensino e aprendizagem de língua Inglesa na escola pública: promoção do letramento crítico por meio de gêneros do discurso. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal investigar práticas de ensino-aprendizagem da língua inglesa em uma escola pública do interior de Minas Gerais e propor práticas de ensino embasadas na promoção do letramento crítico e dos gêneros textuais, aplicando-as nessa escola e avaliando seus efeitos. Diante da observação de que o ensino da língua inglesa, muitas vezes, é baseado somente no ensino da gramática nas escolas públicas, este trabalho vem propor atividades mais contextualizadas, com temas mais próximos à realidade dos alunos. A proposta aqui feita justifica-se por oferecer a esses alunos de escola pública uma oportunidade que pode propiciar uma nova forma de acesso ao conhecimento da língua inglesa. A metodologia desta pesquisa partiu da aplicação de questionários iniciais na escola locus, para averiguar como professores e alunos enxergavam o ensino da língua inglesa nesta instituição de ensino. Seguiram-se aulas online nas quais ocorreram debates e exposição dos temas transversais que seriam tratados nas atividades da pesquisa. Os alunos discutiram temas como o racismo, igualdade de gêneros e consumismo, expondo suas opiniões e aprofundado seus conhecimentos sobre esses temas. Continuando o trabalho, as atividades foram aplicadas, divididas em três partes: pré-leitura, na qual os conhecimentos prévios sobre os temas foram averiguados; leitura, em que foi desenvolvida a interpretação dos temas em si e a opinião dos alunos sobre algumas partes do texto, inclusos os conhecimentos linguísticos referentes à língua inglesa; pós-leitura, na qual foram pedidos textos dissertativo-argumentativos, para verificar o desenvolvimento do olhar crítico dos educandos. O trabalho foi finalizado com questionários aplicados após as atividades para verificar se foi possível um bom desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Pode-se concluir com este trabalho que, de maneira geral, foram atingidos bons resultados de ensino-aprendizagem de língua inglesa, conseguindo despertar a consciência crítica dos estudantes e contribuindo para a formação dos discentes participantes.
Resumo em outra língua: The main objective of this work is to investigate teaching-learning practices of the English language in a public school in the interior of Minas Gerais and to propose teaching practices based on the promotion of critical literacy and textual genres, applying them in this school and evaluating their effects. In view of the observation that the teaching of the English language is often based only on the teaching of grammar in public schools, this work proposes more contextualized activities, with themes closer to the reality of the students. The proposal made here is justified by offering these public school students an opportunity that can provide a new way of accessing the knowledge of the English language. The methodology of this research started from the application of initial questionnaires in the locus school, to find out how teachers and students saw the teaching of the English language in this educational institution.Online classes followed, in which debates and exposure of the transversal themes that would be addressed in the research activities took place. Students discussed topics such as racism, gender equality and consumerism, exposing their opinions and deepening their knowledge of these topics. Continuing the work, the activities were applied, divided into three parts: pre-reading, in which previous knowledge about the themes was verified; reading, in which the interpretation of the themes themselves and the students' opinion about some parts of the text were developed, including linguistic knowledge referring to the English language; post-reading, in which essay-argumentative texts were requested, to verify the development of the students' critical look. The work was completed with questionnaires applied after the activities to verify if a good development of teaching and learning was possible. It can be concluded with this work that, in general, good results were achieved in teaching and learning English, managing to arouse the critical awareness of students and contributing to the training of participating students.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15784
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Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

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