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Título: Unidade temática sobre rios invisíveis : uma proposta para o desenvolvimento da ação política democrática nas aulas de Biologia.
Autor(es): Lacerda, Lígia Danielle Azevedo
Orientador(es): Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Rodrigues, Clarissa
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Teoria Ator-Rede
Unidade temática
Data do documento: 2022
Membros da banca: Allain, Luciana Resende
Souza, Gilmar Pereira de
Rodrigues, Clarissa
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Referência: LACERDA, Lígia Danielle Azevedo. Unidade temática sobre rios invisíveis: uma proposta para o desenvolvimento da ação política democrática nas aulas de Biologia. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: As fortes chuvas no período do verão na cidade de Belo Horizonte, localizada no estado de Minas Gerais, tem levado aos noticiários matérias sobre enchentes e destruição pela cidade ao longo dos anos. Ao olhar para tais reportagens, julgamos a chuva como a responsável por tanta destruição e morte. Entretanto, será mesmo que apenas os altos níveis de água da chuva ocasionam o principal problema das enchentes na cidade? Essa pesquisa buscou, por meio de uma Unidade Temática, favorecer a discussão sobre o problema socioambiental causado pelas canalizações dos rios com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública da cidade. Com o intuito de compreender como os alunos se articulam quando em contato com um problema socioambiental, o presente trabalho teve como proposta a elaboração, aplicação e análise de uma Unidade Temática (UT) pautada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente sobre as canalizações dos rios da cidade de Belo Horizonte e os impactos decorrentes dessa ação. Para o desenvolvimento do produto educacional, realizou-se uma pesquisa acerca das canalizações a fim de compreender como essas obras afetaram e ainda afetam a vida da cidade e dos moradores. Para tanto, essa pesquisa foi subsidiada pelo referencial teórico e metodológico da Teoria Ator-Rede, que busca rastrear e mapear associações e novas associações que possam emergir das redes sociotécnicas tecidas durante as discussões sobre a problemática em questão. Nossas análises foram realizadas a partir do material de áudio e vídeo coletado durante as aulas síncronas realizadas pela professora colaboradora, e ainda do material escrito viabilizado por meio de aulas assíncronas. Analisamos a descrição das aulas por meio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq). Embora o software propicie diferentes formas de análises textuais, optamos pela utilização da fonte de análise de similitude, pois possibilita a representação das associações realizadas pelos actantes durante a aplicação da UT, proporcionando melhor visualização e compreensão de como os actantes se articulam e performam durante a discussão. Essas análises nos levaram a compreender que, durante a aplicação da UT, houve maior engajamento dos estudantes, proporcionando associações e novas associações que emergiram no decorrer das atividades e principalmente, durante as discussões. Acreditamos que essas associações e novas associações podem contribuir para uma nova perspectiva acerca da problemática das canalizações da cidade, possibilitando uma postura socialmente responsável dos estudantes acerca do problema.
Resumo em outra língua: The monsoon rains in the city of Belo Horizonte, located in the state of Minas Gerais, has brought the news articles about floods and destruction throughout the years. When reading those news, one certainly judges the rain responsible for such destruction and death. However, is the high level of rainwater the main problem of the city’s flood? This research seeks, through a thematic unit, to discuss the socio environmental issue caused by the canalization of rivers with high school students of a public school in the city. Aiming to comprehend how students react when in contact with a socio environmental issue, the present study proposes to elaborate, apply and analyse a Thematic Unit ruled by the approach Science, Technology, Society and Environment about the canalization of rivers in the city of Belo Horizonte and its impacts. For the development of the educational product, a research on the canalizations was made with the purpose of understanding how those works have been affecting the life of the city and its inhabitants. For this reason, this study has been subsidized by the theoretical and methodological reference of the Actor-Network Theory, which seeks tracking and mapping associations and new associations that might emerge from the socio technical networks elaborated during the discussions about the issue in question. Our analyses were based on the audio and video material collected during the synchronous classes given by a teacher, and also on the written material developed on the asynchronous classes. We have analyzed the description of the classes through the software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq). Although this software allows for different ways of textual analysis, we have opted for utilizing the similitude analysis sources as it enables the representation of the associations performed by the participants during the application of the TU, providing a better view and comprehension of how they react and perform during the discussions. Those analyses lead us to the understanding that, during the application of the TU, there was a greater engagement of the students, generating associations and new associations which emerged throughout the activities, and specially, during the discussions. We believe that those associations and new associations may contribute to a new perspective around the canalization issues in the city, enabling a socially responsible attitude of the students towards the problem.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15712
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 30/10/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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