Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15679
Título: Ficção científica e tecnologias imaginadas : uma análise das tecnologias ciborguianas de “Ghost in the Shell: o fantasma do futuro”.
Autor(es): Martins, Taiandir Vaz Penna
Orientador(es): Souza, Marcelo Freire Pereira de
Palavras-chave: Ciborgues
Ficção científica
Previsão tecnológica
Tecnologia
Data do documento: 2022
Membros da banca: Souza, Marcelo Freire Pereira de
Tárcia, Lorena Peret Teixeira
Laia, Evandro José Medeiros
Referência: MARTINS, Taiandir Vaz Penna. Ficção científica e tecnologias imaginadas: uma análise das tecnologias ciborguianas de “Ghost in the Shell: o fantasma do futuro”. 2022. 180 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: Nesta pesquisa, buscamos explorar as tecnologias presentes no filme de animação japonesa (Anime) Ghost in the Shell: O fantasma do futuro. Lançado em 1995 e dirigido por Mamoru Oshii, o filme em questão nos apresenta um futuro altamente tecnológico e repleto de desigualdades sociais. De todos os seus elementos tecnológicos, escolhemos dar destaque às tecnologias ciborguianas, tecnologias que, no filme, permitem o surgimento de ciborgues, seres nascidos da interseção de humano e máquina. Nosso objetivo foi compreender de que forma as tecnologias ciborguianas são apresentadas no filme e quais as suas implicações nesse universo ficcional. Para tal, nos apoiamos em uma base teórica que buscou refletir sobre a tecnologia e seus usos, os animes, a ficção científica e o advento dos ciborgues, conseguindo, assim, ter uma visão ampla sobre nosso objeto. Em meio a nossas referências, destacamos a importância da oposição da visão dos autores Donna Haraway e Ray Kurzweil, os quais foram fundamentais para a análise final dos dados. Como metodologia escolhemos a análise de conteúdo, sendo que, através desta, dividimos nosso objeto em 31 sequências e 219 segmentos. Às sequências aplicamos a descrição como forma de coleta de dados e aos segmentos aplicamos a codificação, baseada em 5 categorias de análise. Assim, a partir da codificação e da problematização e contextualização dos dados obtidos, elaboramos uma metodologia de natureza quanti-qualitativa. Como resultado de nossa análise, foi possível concluir que as tecnologias de GITS apresentam similaridades e distanciamentos com as tecnologias da vida real, sendo importante compreender os distanciamentos, tanto pelo caráter criativo das obras de ficção, quanto pelo distanciamento temporal entre a origem do objeto e esta pesquisa. A partir de um misto entre realidade e ficção, tais tecnologias nos apresentam um mundo focado no aprimoramento e na manutenção das estruturas de poder vigentes nesse mundo. Assim, ainda que seja possível subverter seus usos, podemos dizer que o cenário tecnológico do filme apresenta maior proximidade com os ideais liberais que criaram tal cenário do que com ideais revolucionários.
Resumo em outra língua: In this research, we seeked to explore the technologies presented in the Japanese animated movie (Anime) Ghost in the Shell. Released in 1995 and directed by Mamoru Oshii, the quoted movie presents us a future full of social inequalities and with a high technological development. Of all its technological elements, we chose to highlight the cyborg technologies, technologies that, in the movie, allow the emergence of cyborgs, beings born from the intersection between human and machine. Our goal was to understand how cyborg technologies are presented in the movie and its implications in it’s universe. To achive it, we relied on theories that allowed us to reflect on technology and its uses, anime, science fiction and the advent of cyborgs, thus getting a broad view of our object. Among our references, we’d like to highlight the importance of Donna Haraway and Ray kurzweil, as the contrast between this two autors ideas were fundamental for our data analysis and conclusions. On the regards of our method, we chose to work mainly with the content analysis. Through it we dismembered our object into 31 sequences and 219 segments and created 5 analytical categories that oriented the data collection. The data were collected throught the description of the sequences and the codification of the segments, thus, allowing us to create a quanti-qualitative methodology. As a result of our analysis, it was possible to conclude that GITS technologies presents similarities and disparities from real life technologies. About those, it’s important to understand the distances from reality both through the creative character of fictional works and throught the historical distance between the origin of the object and this research. Our conclusion is that Ghost in the Shell’s technologies present us a world based on processes improvement and the maintainance of the power structures that permeates it, such as companies and the government. Thus, even thought it’s possible to apply the movie’s technologies affordances in subversive ways, it’s technological scenario is much closer to the liberal ideals that created it than to revolutionary ones.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15679
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/09/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_FicçãoCientíficaTecnologias.pdf4,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons