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Título: A escolarização de estudantes da educação especial em Ouro Preto/MG : o que dizem as representações sociais e dados do Censo da Educação Básica.
Autor(es): Oliveira, Cíntia Marques de Queiroz
Orientador(es): Diniz, Margareth
Palavras-chave: Educação especial
Representações sociais
Censo escolar
Inclusão escolar
Segregação
Data do documento: 2022
Membros da banca: Diniz, Margareth
Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá
Gonçalves, Taísa Grasiela Gomes Liduenha
Referência: OLIVEIRA, Cíntia Marques de Queiroz. A escolarização de estudantes da educação especial em Ouro Preto/MG: o que dizem as representações sociais e dados do Censo da Educação Básica. 2022. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: Nesta pesquisa, realizei uma investigação sobre o processo de escolarização dos estudantes da educação especial do município de Ouro Preto, Minas Gerais. Busquei compreender como os/as docentes que atuam na educação básica constroem suas representações sociais e como estas implicam em suas práticas educativas junto aos estudantes da educação especial. Analisei também os padrões de escolarização estabelecidos ao longo do tempo por estes estudantes em todas as redes escolares de Ouro Preto. Tendo como base teórico-metodológica a Teoria da Representação Social (TRS), de Serge Moscovici (2012), bem como a análise dos dados fornecidos pelo Censo da Educação Básica (INEP), parti de uma abordagem de cunho qualitativo, onde analisei os dados obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas, aplicadas à 03 professoras da rede básica regular de Ouro Preto, MG; e quantitativo, a partir da análise dos dados do Censo da Educação Básica, abarcando os anos de 2007 a 2020. Neste sentido, elaborei um cenário geral da distribuição dos/das estudantes da educação especial no município, constatando que houve um crescimento da inserção destes estudantes no ensino regular, apesar de ainda ocorrer uma alta incidência de matrículas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Meus resultados permitiram traçar padrões sobre a entrada e permanência destes estudantes na rede escolar, demonstrando que ao longo dos anos investigados, os estudantes inseridos no ensino regular apresentam uma taxa maior de evasão do que os estudantes que se encontram matriculados na APAE. Por meio de minhas análises, constatei que, apesar das mudanças paradigmáticas e de políticas públicas que propiciaram o aumento do número de matrículas dos/das estudantes da educação especial no ensino regular no município, a escolarização destes estudantes encontra-se muito pautada na atuação da APAE Ouro Preto e que a representação social das docentes investigadas sobre a deficiência e as necessidades educativas especiais ainda encontra-se permeada por angústias, dúvidas, elementos segregadores e capacitistas.
Resumo em outra língua: In this research, I investigated the schooling process of students with special educational needs in Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil. I sought to understand how the teachers who acted in elementary education built their social representations and how these imply their educational practices. I also analyzed the schooling patterns established over time by these students in all schools in Ouro Preto. According to the Theory of Social Representation (TSR) by Serge Moscovici (2012) and the analysis of data provided by the Census of Basic Education (INEP), I started with a qualitative approach, analyzed the data obtained from semi-structured interviews, applied to 3 teachers of the elementary education in Ouro Preto, MG; and quantitative, based on the analysis of data from the Census of Basic Education, covering the years 2007 to 2020. In this sense, I prepared a general scenario of the distribution of students with special educational needs, noting that there was a growth in the insertion of these students in regular education, with a high incidence of enrollments in the Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE). My results allowed us to trace patterns in the entry and permanence of these students in the school network, demonstrating that over the years investigated, students enrolled in regular education have a higher dropout rate than students who attended the APAE. Despite the paradigmatic changes and public policies that led to an increase in the number of enrollments of students with special educational needs in regular education, the schooling of these students in the Ouro Preto is still heavily marked by the performance of APAE Ouro Preto, and the social representation of the teachers investigated on disability is still permeated by anguish, doubts, segregating and enabling elements.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15596
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