Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15570
Título: | A autenticidade como conceito chave : uma reflexão a partir da inscrição do conjunto moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da Unesco. |
Autor(es): | Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de Garcia, Luiz Henrique Assis Rodrigues, Rita Lages Ruoso, Carolina Tavares, Denis Pereira Costa, Débora Veríssimo Veiga, João Marcos Moura, Maria Tereza Dantas |
Palavras-chave: | Patrimônio cultural Cultural heritage Authenticity World heritage Pampulha Modern Ensemble |
Data do documento: | 2020 |
Referência: | AGUIAR, T. F. R. de et al. A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do conjunto moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da Unesco. Fórum Patrimônio: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, v. 11, p. 250-269, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34105>. Acesso em: 29 abr. 2022. |
Resumo: | Reconhecendo autenticidade como conceito chave para concepção e configuração histórica da política de Patrimônio, nacional e internacional, propomos aqui uma reflexão crítica, alicerçados em revisão de literatura seguida de estudo de caso. Partindo de leituras de autores como Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein e Brumann, discutimos os sentidos da autenticidade no âmbito de Cartas patrimoniais, recomendações e outros documentos. Na primeira parte analisamos o emprego de autenticidade enquanto conceito integrado à política da UNESCO para atribuição do título de Patrimônio Mundial, partindo de uma perspectiva crítico-histórica. Na segunda, discutimos o caso do Conjunto Moderno da Pampulha, partindo da leitura crítica dos dois dossiês de candidatura desse bem cultural à inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como Paisagem Cultural (2014 e 2017), enfatizando o critério de autenticidade. Por fim, questionamos por que a categoria de autenticidade permanece como critério de patrimonialização mesmo diante das contradições que desperta. |
Resumo em outra língua: | Authenticity could be a key concept to the historical notion and configuration of Heritage policy, nationally and abroad. We intend here to present a critical debate, founded in a literature review followed by a case study. Starting from theoretical readings such as Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein, Brumann, we discuss the meanings of authenticity on the scope of Charters, recommendations and other documents on Heritage. From this discussion, we analyze authenticity, in a historical-critical perspective, as a basic concept to inscription at the World Heritage List. Then we study two dossiers (2014-2017) submitted to UNESCO to inscript the Pampulha Modern Ensemble on that List. Finally, we question: even facing contradictions, why authenticity remains a criteria to UNESCO’s World Heritage policy? |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15570 |
ISSN: | 1982-9531 |
Licença: | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: Revista Forúm Patrimônio <https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34105>. Acesso em: 06 jun. 2022. |
Aparece nas coleções: | DEARQ - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AutenticidadeConceitoChave.pdf | 866,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.