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Título: As memórias das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão como elementos para a construção de bionarrativas sociais.
Autor(es): Marcos, Regiane Teixeira
Orientador(es): Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palavras-chave: Memórias
Barragens de rejeitos
Desastres ambienais
Data do documento: 2022
Membros da banca: Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira
Maia, Cristina de Oliveira
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Referência: MARCOS, Regiane Teixeira. As memórias das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão como elementos para a construção de bionarrativas sociais. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar como ocorrem os processos de translação nas aulas de Ciências, quando é desenvolvida uma oficina para a confecção de narrativas sobre as memórias da comunidade de Bento Rodrigues após o rompimento da Barragem de Fundão, um desastre socioambiental ocorrido em novembro de 2015. Essa pesquisa é embasada nos referenciais teórico-analíticos de Bruno Latour sobre a Teoria Ator-Rede (ANT). Considerando o princípio da simetria generalizada, assumimos que não há distinção entre humanos e não humanos e, nesta pesquisa, damos ênfase às Bionarrativas Sociais, sendo estas elementos constantemente ligados a uma rede sociomaterial que descrevemos e analisamos. Trabalhamos a partir de uma sociologia que enfatiza as associações e procuramos entender a aprendizagem como efeitos das redes entre os mais diferentes actantes ou mediadores. Como uma pesquisa de um mestrado profissional em ensino de ciências, desenvolvemos como produto educacional uma oficina sobre a produção de narrativas com os alunos, tendo como tema as memórias da comunidade de Bento Rodrigues. A partir dessa intervenção, realizamos uma análise do processo de ensino- aprendizagem de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A partir disso, explicitamos nossos resultados nos quais enfatizamos os momentos de translações e as estratégias de interesses utilizadas durante as mobilizações que ocorreram durante a oficina. Constatamos que a oficina para a confecção de Bionarrativas Sociais contribuiu para o processo formativo dos alunos, a partir dos diversos fluxos, circulações e ações descritas ao longo desta pesquisa. Ressaltamos ainda que, a partir dos resultados, refletimos como as controvérsias foram mobilizadas por meio da oficina que enfatizou esse tema. Acreditamos que a oficina com Bionarrativas Sociais constitui um produto educacional a ser desenvolvido nas escolas, explorando, dessa forma, temas controversos e polêmicos, desenvolvendo nos alunos aspectos relevantes para uma educação cidadã mais responsável.
Resumo em outra língua: The main objective of this research is to analyze how the translation processes occur in science classes, when a workshop is used to create Social Bionarratives about the memories of the Bento Rodrigues community after the Fundão Dam collapse, a socio- environmental disaster that occurred in November 2015. This research is based on Bruno Latour's theoretical-analytical frameworks on Actor-Network Theory (ANT). Considering the principle of generalized symmetry, we assume that there is no distinction between humans and non-humans and in this research, we emphasize Social Bionarratives, which are elements constantly linked to a sociomaterial network that we describe and analyze. We work from a sociology that emphasizes associations and we seek to understand learning as the effects of networks between the most different actants, or mediators. As a research for a master's degree in science teaching, we developed as an educational product: a workshop on the production of Social Bionarratives with students with the theme of memories of the community of Bento Rodrigues. From this intervention, we carried out an analysis of the teaching/learning process of elementary school students in the final years. From this, we explain our results in which we emphasize the moments of translations and the strategies of interests, used during the mobilizations that took place during the workshop. We found that the Social Bionarratives workshop contributed to the teaching/learning of students, based on the different flows, circulations and actions described throughout this research. We also emphasize that, based on the results, we reflect on how the controversies were mobilized through the workshop that emphasized this theme. We believe that the workshop with Social Bionarratives constitutes an educational product to be developed in schools, thus exploring controversial and controversial topics, developing in student’s relevant aspects for a more responsible citizen education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15468
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 08/09/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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