Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15460
Título: A materialidade do livro ciganos e propostas de leituras.
Título(s) alternativo(s): The materiality of the book gypsies and reading proposals.
Autor(es): Corrêa, Hércules Tolêdo
Palavras-chave: Leitura
Design do livro
Multiletramentos
Literatura para jovens
Data do documento: 2021
Referência: CORREA, H. T. A materialidade do livro ciganos e propostas de leituras. Leia escola, v. 21, n. 1, p. 31-43, 2021. Disponível em: <http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/2064>. Acesso em: 06 jul 2022.
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a materialidade do livro Ciganos, autoria de Bartolomeu Campos de Queirós e projeto gráfico de Paulo Bernardo Vaz, editado pela Miguilim em 1997 (10a edição). Parte-se da conscientização da autoria múltipla deste tipo de publicação, valorizando-se mediadores da produção dos livros, tais como ilustradores, designers, editores, dentre outros. Apresentamos a obra como objeto multimodal de qualidade, legitimada pela crítica por meio de prêmios e com classificação explícita em ficha catalográfica como literatura infanto-juvenil. Fundamentamos esta análise e a proposta pedagógica dela decorrente na Pedagogia dos Multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000), além de outros estudiosos da área. Para a interpretação dos elementos da cultura cigana apresentados nas imagens da edição, buscamos a mesma fonte informada pelo designer, ou seja, o livro Tradições ocultas dos ciganos (DERLON, 1975).
Resumo em outra língua: This article aims to analyze the materiality of the book Gypsies, authored by Bartolomeu Campos de Queirós and graphic design by Paulo Bernardo Vaz, edited by Miguilim in 1997 (10th edition). It starts with the awareness of the multiple authorship of this type of publication, valuing mediators in the production of books, such as illustrators, designers, editors, among others. We present the work as a quality multimodal object, legitimized by critics through awards and with an explicit classification in a catalog as children's literature. We base this analysis and the pedagogical proposal resulting from in the Pedagogy of Multiliteracies (COPE and KALANTZIS, 2000), in addition to other scholars in the area. For the interpretation of the elements of gypsy culture presented in the images of the edition, we seek the same source informed by the designer, that is, the book Hidden traditions of the gypsies (DERLON, 1975).
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15460
DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rle.v21i1.2064
ISSN: 2358-5870
Licença: Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MaterialidadeLivroCiganos.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.