Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15190
Título: Reconstrução filogenética do número ancestral cromossômico dos gêneros Anochetus Mayr,1861 e Odontomachus Latreille, 1804 (Hymenoptera: Formicidae: Ponerinae).
Autor(es): Afonso Neto, Paulo Cesar
Orientador(es): Cristiano, Maykon Passos
Cardoso, Danon Clemes
Palavras-chave: Filogenia
Cromossomos
Formiga
Data do documento: 2021
Membros da banca: Cristiano, Maykon Passos
Yotoko, Karla Suemy Clemente
Travenzoli, Natália Martins
Referência: AFONSO NETO, Paulo César. Reconstrução filogenética do número ancestral cromossômico dos gêneros Anochetus Mayr,1861 e Odontomachus Latreille, 1804 (Hymenoptera: Formicidae: Ponerinae). 2021. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Dados filogenéticos e moleculares recentes estão mudando nosso conhecimento sobre as relações entre as espécies e os processos evolutivos que conduzem os padrões de variação cromossômica, observados em formigas (Hymenoptera: Formicidae). Compreender a origem desses animais e sua história evolutiva é um trabalho intrigante e desafiador. As formigas exibem grande variações referentes a morfologia, comportamento e nas estruturas do cariótipo. Reunindo informações genéticas sobre as formicas trap-jaw pertencentes a subfamília Ponerinae, reconstruímos as relações filogenéticas que inferem a condição monofilética entre os gêneros Anochetus e Odontomachus Consequentemente a evolução cromossômica foi analisada a partir da inferência do número cromossômico ancestral, sendo este n = 15 para ambos os gêneros. No gênero Anochetus observamos uma manutenção do número cromossômico ancestral na maioria das espécies indicando a ocorrência de inversões pericêntricas, a diminuição deste número na espécie Anochetus emarginatus Fabricius 1804, e Anochetus cf masdaraszi que provavelmente ocorreu pelo processo de fusão centromérica e um aumento no número do cariótipo ancestral em Anochetus horridus Brown, 1978 sugerindo fissões centroméricas. Em relação ao gênero Odontomachus, o grupo rixosos manteve o número cromossômico ancestral em todas as espécies, enquanto um alto ganho no número cromossômico nas espécies do grupo haematodos foi observado. Nossos resultados recorrem à Teoria da Interação Mínima para explicar os processos evolutivos em formigas trap-jaw, embora as fissões centroméricas não se apresentam como os principais eventos de rearranjo cromossômico em todos os clados dos gêneros Anochetus e Odontomachus.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15190
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEBT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ReconstruçãoFilogenéticaNúmero.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons