Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15178
Título: Modelagem de nicho ecológico em espécies do grupo Hylodes lateristrigatus (Anura: Hylodidae).
Autor(es): Deus, Gabriela Luiza de
Orientador(es): Pires, Maria Rita Silvério
Paula, Alexandre Silva de
Palavras-chave: Mata Atlântica
Mudanças climáticas
Fauna e flora
Data do documento: 2022
Membros da banca: Pires, Maria Rita Silvério
Oliveira, Ubirajara
Montesinos, Rachel
Referência: DEUS, Gabriela Luiza de. Modelagem de nicho ecológico em espécies do grupo Hylodes lateristrigatus (Anura: Hylodidae). 2022. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: A Mata Atlântica abriga uma das maiores diversidades de espécies da fauna e flora. Contudo, está entre os biomas mais ameaçados do mundo. Sua complexidade de ambientes sempre verdes e úmidos abriga centenas de espécies de anfíbios anuros, muitas delas endêmicas desse bioma. O gênero Hylodes é um dos táxons de anfíbios anuros que se diversificou na Mata Atlântica. As espécies desse gênero são caracterizadas por apresentar comportamento diurno, territorialista e viverem associadas aos riachos de correnteza de altitude. O presente estudo aborda quatro espécies do grupo Hylodes lateristrigatus que vivem nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, H. babax, H. lateristrigatus, H. otavioi e H. uai. Essas espécies formam um clado evidenciado pelo compartilhamento características de sinapomorfias baseadas em caracteres morfológicos e moleculares. São espécies pouco conhecidas quanto às tendências populacionais, uma vez que poucas localidades de coleta são disponíveis. Dessa forma, podem ser raras ou apresentar distribuição geográfica restrita, podendo se encontrar ameaçadas pelas mudanças climáticas e perda de hábitat. Este trabalho teve como objetivo analisar as tendências de distribuição das espécies do grupo H. lateristrigatus e propor uma metodologia de validação dos modelos de nicho ecológico para espécies com poucos pontos de presença. Os pontos de presença de cada espécie do grupo foram obtidos de plataformas de dados online e da literatura geral disponível. Os dados dos modelos gerados pelo MaxEnt foram comparados com análises realizadas com o programa SAGA (System for Automated Geoscientific Analyses). Os resultados mostraram que os modelos que utilizam menos parâmetros combinados, em comparação a configuração padrão do MaxEnt, apresentam desempenho melhor, gerando mapas de distribuição potencial mais robustos. Os modelos de distribuição mais simples indicaram que a área de ocorrência potencial do grupo se estende muito além da distribuição conhecida atualmente. O Módulo de Análises de Regressão do SAGA se mostrou uma ferramenta importante para validar os modelos de nicho ecológico. Além disso, as previsões futuras indicaram perda de habitat e declínio das espécies nas próximas décadas, considerando um cenário de aquecimento global em decorrência da ausência de uma política climática.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15178
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/08/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEBT - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ModelagemNichoEcológico.pdf3,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons