Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15167
Título: O ensino de Matemática na transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental : memórias narradas por um grupo de alunos do 7° ano.
Autor(es): Mendes, Thamirys Evangelista
Orientador(es): Tinti, Douglas da Silva
Nunes, Célia Maria Fernandes
Palavras-chave: Transição escolar
Ensino fundamental
Educação matemática
Data do documento: 2022
Membros da banca: Tinti, Douglas da Silva
Nunes, Célia Maria Fernandes
Lopes, Celi Aparecida Espasandin
Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
Neves, Inajara de Salles Viana
Referência: MENDES, Thamirys Evangelista. O ensino de Matemática na transição escolar para os anos finais do Ensino Fundamental: memórias narradas por um grupo de alunos do 7° ano. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O processo de transição escolar dos Anos Iniciais (AI) para os Anos Finais (AF), do 5o para o 6o ano do Ensino Fundamental, pode ser uma mudança muito difícil e confusa. Os alunos se deparam com uma realidade totalmente nova. O contato com diversos professores requer um novo comportamento dos estudantes, além dos laços de afetividade que se modificam. A presente pesquisa tem como questão de investigação: o que um grupo de alunos do 7o ano da rede municipal de Ensino de Ouro Preto revela sobre o período de Transição Escolar dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental e sobre o Ensino da Matemática nesse processo? E temos como objetivo geral investigar o que revela um grupo de alunos do 7o ano da rede municipal de Ensino de Ouro Preto sobre o Ensino de Matemática no período de transição escolar dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental. O estudo assume a perspectiva da pesquisa qualitativa, que foi realizada com um grupo de alunos do 7o ano de uma escola da rede municipal de Ouro Preto, e considerou como fonte de dados as produções textuais desse grupo. Os participantes foram incentivados a refletir sobre o processo de transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental, tal como seus medos e receios para essa nova etapa. Também foram indagados a respeito das aulas de Matemática nos respectivos anos de ensino (como eram os conteúdos e as metodologias utilizadas pelos professores, as recordações que tinham desses momentos e o que poderiam aconselhar para os novos egressos). Posteriormente, fizemos uma análise dos textos coletados utilizando o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), no qual buscamos eixos analíticos para fundamentar a pesquisa. O software nos forneceu quatro categorias divididas em dois grupos: no Grupo A, estão relacionadas as expressões que nos remetem ao processo de Transição Escolar em si e, no Grupo B, estão relacionadas as expressões que nos remetem aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática no período de transição escolar. De fato, esse processo, pode ser uma etapa desafiadora na vida da comunidade escolar. Dessa forma, a partir dos relatos que foram obtidos dos alunos participantes da referida pesquisa, contatou-se que muitas das dificuldades enfrentadas nessa transição poderiam ser evitadas. Como marcas da transição, encontramos, diante das produções dos alunos, dificuldade de adaptação em relação a mudança brusca do ritual pedagógico em função da ruptura existente entre a rotina escolar dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. Outro fator que encontramos é o sentimento de medo, bastante evidenciado entre os participantes, de não dar conta dos conteúdos, de copiar as matérias e obter insucesso escolar (notas/reprovação).
Resumo em outra língua: The school transition process from the Initial Years (AI) to the Final Years (AF), 5th to 6th grade, of Elementary School can be a very difficult and confusing change. Students are faced with a whole new reality. The contact with several professors requires a new behavior of the students, in addition to the bonds of affection that change. The present research has as a question of investigation: what a group of students of the 7th year, from the municipal education network of Ouro Preto, reveals about the period of School Transition from the initial years to the final years of Elementary School and about the Teaching of Mathematics in this process? And we have as general objective to investigate what reveals a group of 7th grade students, from the municipal education network of Ouro Preto, about the Teaching of Mathematics in the School Transition period from the initial years to the final years of Elementary School. The study takes the perspective of qualitative research, was carried out with a group of 7th grade students from a public school in Ouro Preto and considered the textual productions of this group as a source of data. Participants were encouraged to reflect on the transition process from the initial years to the final years of Elementary School, as well as their fears and apprehensions for this new stage, they were also asked about Mathematics classes in the respective years of education (how they were the contents and methodologies used by the teachers, the memories they had of those moments and what they could advise for new graduates). Subsequently, we analyzed the texts collected using the IRAMUTEQ software (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), in which we sought analytical axes to support the research. The software provided us with four categories divided into two groups: Group A, which is related to expressions that refer us to the School Transition process itself, and Group B, is related to expressions that refer us to the teaching and learning processes of Mathematics. during the School Transition period. In fact, the School Transition process can be a challenging stage in the life of the school community. Thus, from the reports that were obtained from the students participating in the research, it was found that many of the difficulties faced in this transition could be avoided. As marks of the transition, we found, in the face of the students' productions, difficulty in adapting to the sudden change in the pedagogical ritual, due to the rupture between the school routine of the Initial Years and Final Years of Elementary School, another factor we found is the feeling of fear, quite evident among the participants, of not being able to handle the contents, of copying the subjects and getting school failure (grades/failure).
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15167
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/08/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSSERTAÇÃO_EnsinoMatemáticaTransição.pdf987,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_PropostaFormativaEnsino.pdf876,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons