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Título: Relação escola-comunidade : a importância da escola no campo.
Autor(es): Barbosa, Filipe Cotta
Orientador(es): Nogueira, Marlice de Oliveira e
Campos, Alexandra Resende
Palavras-chave: Escolas rurais
Educação do campo
Escolas - aspectos sociais
Educação - aspectos sociais
Data do documento: 2022
Membros da banca: Nogueira, Marlice de Oliveira e
Santos, Marcelo Loures dos
Cunha, Maria Amália de Almeida
Referência: BARBOSA, Filipe Cotta. Relação escola-comunidade: a importância da escola no campo. 2022. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: Este trabalho busca compreender a importância do único estabelecimento escolar do subdistrito de Campinas, localizado no município de Mariana, Minas Gerais, em seu domínio físico e sociocultural para a comunidade, a partir da perspectiva dos próprios moradores do povoado. A pesquisa foi dividida em quatro eixos de análise para atender ao objetivo principal: a) a apresentação do cotidiano de Campinas e dos moradores entrevistados; b) os usos e significados da escola local para os moradores; c) a função escolar da unidade de ensino local e processos de escolarização e d) a influência da mineração no subdistrito e na escola local. O percurso metodológico da pesquisa foi composto pela análise da legislação nacional para a educação do campo e de dados estatísticos, pelo levantamento bibliográfico dos estudos clássicos e atuais que refletem sobre o espaço do campo e os seus processos de escolarização e, por fim, pela aplicação de entrevistas semiestruturadas de abordagem reflexiva com seis moradores do subdistrito. Os seis entrevistados foram contatados após indicação de outros moradores de Campinas para contemplar os seguintes perfis: dois moradores que possuem filhos estudantes na escola do subdistrito, dois moradores que possuem filhos estudantes na escola do distrito de Águas Claras e dois moradores referências ou que ocupam o perfil de liderança na comunidade. Os seis moradores entrevistados estudaram no estabelecimento escolar do subdistrito e possuem vínculos afetivos com este. O estabelecimento escolar faz parte do cotidiano dos moradores e é visto como o ponto central para a existência do subdistrito. Além disso, a transferência dos alunos do subdistrito (matriculados na segunda etapa do ensino fundamental) para a escola do distrito de Águas Claras é vista como uma decisão prejudicial pela comunidade, que teme o fechamento integral da unidade de ensino de Campinas. A análise também constatou que a mineração é uma atividade que afeta e afetou a comunidade e a sua escola, especialmente com o rompimento da Barragem de Fundão. Em suma, os resultados alcançados nesta pesquisa evidenciam que o estabelecimento escolar do subdistrito, em funcionamento desde 1945, é importante para os seis moradores entrevistados e também para toda a comunidade local: ao ser um ponto de referência cultural e de sociabilidade para os residentes; ao garantir a oferta escolar, contribuindo para a mobilidade social e a constituição da moral valorizada no local para as crianças e jovens; ao ser um canal de comunicação com o poder público municipal e ao colaborar com as condições básicas de existência e resolução das necessidades corriqueiras dos moradores.
Resumo em outra língua: This study aims to comprehend the significance held by the sole school located in the sub-district of Campinas, which is part of the municipality of Mariana, Minas Gerais, regarding its material and sociocultural spheres of influence inside the community, according to the view of its inhabitants. The research was organized in four branches of analysis, in order to better achieve its main goal: a) the introduction of Campinas daily life as well as the routines of the surveyed dwellers; b) the usages and meanings of the school by the villagers; c) the educational purpose and the schooling processes of the educational unity and d) the impact of the mining activity upon the sub-district and upon the mentioned school. The methodologic guidelines of the research are composed by the analysis of the “legislação nacional para a educação do campo” (national legislation regarding the rural areas schooling), along with statistics data, bibliographic mapping of the classical and recent studies which discuss the rural areas as specific spaces and its schooling processes and, lastly, by the conducting of semi-structured interviews of reflective approach with six inhabitants of the sub-district. The six interviewed subjects were contacted by the indication of other Campinas villagers to fulfill the following profiles: two dwellers who have children studying at the sub-district school, two dweller who have children studying at the district of Águas Claras school, and two more dwellers who are local references as the community leaders. The six interviewed subjects had studied at the sub-district school and have emotional bonds with it. The school is part of the daily life of the villagers and it is regarded as a central site to the very existence of the sub-district. Furthermore, the transferring of the students from the sub-district school (enrolled in middle school) to Águas Claras school is considered as a harmful decision to the local community, which is worried about the definitive closing of the Campinas school. The analysis also observed that the mining activity affected and still affects the local community and its school, mainly with the rupture of the dam of Fundão. In conclusion, the results achieved in this research highlights that the sub-district school, operational since 1945, is important to the six interviewed subjects, as well as to the whole of the local community: as a point of cultural and sociability references; as a guarantee of schooling offer, fomenting the social mobility and the constitution of valued local morals to the children and young people, as a channel of communication with the municipal public power and while collaborating with the basic conditions of existence and solving of the dwellers ordinary necessities.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15158
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/08/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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