Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15095
Título: Jogos didáticos no ensino de análise combinatória : uma proposta com futuros professores de matemática.
Autor(es): Camargo, Ana Luiza Ferreira
Orientador(es): Santos, Marli Regina dos
Palavras-chave: Jogos
Análise combinatória
Prática docente
Data do documento: 2022
Membros da banca: Santos, Marli Regina dos
Ferreira, Ana Cristina
Giraldo Vergara, Carmen Rosa
Referência: CAMARGO, Ana Luiza Ferreira. Jogos didáticos no ensino de análise combinatória: uma proposta com futuros professores de matemática. 2022. 196 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Esta pesquisa analisa a realização de uma proposta voltada para o ensino de Análise Combinatória por meio de jogos didáticos para futuros professores de Matemática. A proposta, denominada Combinálise, é composta por quatro jogos pautados na exploração de situações-problemas, que favoreçam a compreensão dos conceitos de Análise Combinatória, buscando encaminhar as discussões posteriores para a generalização de situações e procedimentos, direcionado para as fórmulas relacionadas. A discussão teórica apresentada tem como principais temáticas o pensamento combinatório, os jogos didáticos e a docência em Matemática. O estudo de campo foi realizado em quatro encontros que ocorreram remotamente, devido ao cenário de pandemia e à necessidade de isolamento, foram realizados junto a licenciandos, residentes participantes do Programa Residência Pedagógica de uma Universidade Federal e que estão em atuação em escolas de Educação Básica. Foi realizada uma sondagem prévia junto aos licenciandos, visando obter informações quanto a aspectos relacionados aos temas centrais da pesquisa. Os encontros foram gravados e transcritos, gerando os dados da pesquisa que, em uma abordagem fenomenológica, foram organizados e analisados, visando a questão de investigação. O movimento da análise envolveu a identificação de Unidades Significativas (US) e, posteriormente, um trabalho de efetuar convergências, buscando destacar categorias principais de análise. As categorias destacadas direcionam para o ensino e a aprendizagem da Análise Combinatória e possibilidades por meio de situações investigativas; aspectos da docência que permearam as discussões, no coletivo dos encontros, e que dizem das possibilidades didáticas dos jogos e abordagens junto aos alunos; e os jogos no ensino de Matemática, suas possibilidades, limites e perspectivas para o ensino da disciplina. O produto educacional elaborado é composto por um guia e um site onde são disponibilizados os quatro jogos, e visa alcançar professores, futuros professores, formadores e demais interessados pelos temas que perpassam esta pesquisa.
Resumo em outra língua: This research analyzes the realization of a proposal aimed at teaching combinatorial analysis through educational games for future mathematics teachers. The proposal, called Combinalysis, is composed of four games based on the exploration of problem-situations, which favor the understanding of combinatorial analysis concepts, seeking to direct the subsequent discussions towards the generalization of situations and procedures, directed to the related formulas. The theoretical discussion presented has as main themes combinatory thinking, didactic games and teaching in mathematics. The field study was carried out in four meetings that took place remotely, due to the pandemic scenario and the need for isolation, were carried out with undergraduates, residents participating in the Pedagogical Residency Program of a Federal University and who are working in Basic Education schools. A previous survey was carried out with the undergraduates, in order to obtain information regarding aspects related to the central themes of the research. The meetings were recorded and transcribed, generating research data that, in a phenomenological approach, were organized and analyzed, aiming at research question. The analysis movement involved the identification of Significant Units (US) and, later, a work of effecting convergences, seeking to highlight main categories of analysis. The highlighted categories direct to: the teaching and learning of combinatorial analysis and possibilities through investigative situations; aspects of teaching that permeated the discussions, in the collective of the meetings, and that speak of the didactic possibilities of the games and approaches with the students; and games in mathematics teaching, their possibilities, limits and perspectives for teaching the subject. The educational product developed is composed of a guide and a website where the four games are available, and aims to reach teachers, future teachers, trainers and others interested in the themes that permeate this research.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15095
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_JogosDidáticosEnsino.pdf6,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_CombináliseJogosDidáticos.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.