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Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Karine Araújopt_BR
dc.contributor.advisorRodrigues, Maurinice Danielapt_BR
dc.contributor.authorCastro, Luíza Zambalde de-
dc.date.accessioned2022-07-22T17:29:45Z-
dc.date.available2022-07-22T17:29:45Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationCASTRO, Luíza Zambalde de. Estudo de fatores de satisfação dos consumidores do Uber no Brasil. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15070-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou verificar fatores que influenciam na satisfação dos consumidores do Uber no Brasil. Para atingir tal objetivo inicialmente foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura que possibilitou identificar que os estudos sobre fatores que influenciam na satisfação de usuários da Economia Compartilhada (EC) são desenvolvidos em serviços de compartilhamento em geral, de acomodações e de compartilhamento automotivo e de transportes. Entre os fatores mais citados na literatura estão: benefícios econômicos, qualidade do serviço online e offline, utilidade percebida, privacidade e segurança online. Privacidade e segurança offline foram citados apenas em trabalhos qualitativos. Dessa forma, esses oito construtos foram incluídos em um modelo teórico que foi posteriormente testado com dados coletados por meio de uma survey. O Uber foi escolhido, pois é o caso mais conhecido do serviço de transporte compartilhado no mundo e por ser considerado um símbolo da EC. Sequencialmente, foram realizadas a Análise Fatorial Exploratória (AFE), seguida da Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para testar as hipóteses que foram propostas. Com a MEE foi possível identificar que os fatores benefícios econômicos, qualidade do serviço offline, utilidade percebida, privacidade online e segurança online influenciam na satisfação dos respondentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEconomia compartilhadapt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectModelagem de Equações Estruturaispt_BR
dc.subjectTransporte por aplicativo - Uberpt_BR
dc.titleEstudo de fatores de satisfação dos consumidores do Uber no Brasil.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFerreira, Karine Araújopt_BR
dc.contributor.refereeRodrigues, Maurinice Danielapt_BR
dc.contributor.refereeCampos, Magno Silvériopt_BR
dc.contributor.refereeVera, Luciana Alves Rodaspt_BR
dc.description.abstractenThe present study sought to identify factors that influence the satisfaction of Uber consumers in Brazil. To achieve this objective, a systematic literature review was initially developed, which made it possible to identify that studies on factors that influence the satisfaction of users of the Sharing Economy (SE) are developed in sharing services in general, accommodation and car and transport sharing. Among the most cited factors in the literature are: economic benefits, online and offline service quality, perceived usefulness, online privacy and security. Offline privacy and security were cited only in qualitative works. Thus, these eight constructs were included in a theoretical model that was later tested with data collected through a survey. Uber was chosen, because it is the best-known case of the shared transport service in the world and because it is considered a symbol of SE. Sequentially, Exploratory Factor Analysis (EFA) was performed, followed by Structural Equation Modeling (SEM) to test the hypotheses that were proposed. With the SEM, it was possible to identify that the factors economic benefits, offline service quality, perceived usefulness, online privacy and online safety influence the satisfaction of respondents.pt_BR
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