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Título: Arquitetura escolar infantil em contêiner : desempenho e sustentabilidade.
Autor(es): Freitas, Luiza Duarte de
Orientador(es): Gomes, Adriano Pinto
Lage, Carmem Miranda
Palavras-chave: Arquitetura - arquitetura escolar infantil
Edificações em contêineres
Construção modular
Desempenho térmico
Data do documento: 2022
Membros da banca: Gomes, Adriano Pinto
Lage, Carmem Miranda
Vale, Clécio Magalhães do
Mazon, Ana Amélia Oliveira
Referência: FREITAS, Luiza Duarte de. Arquitetura escolar infantil em contêiner: desempenho e sustentabilidade. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia das Construções) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: A escolha do tema deste trabalho justifica-se pela tentativa de amenização na quantidade de contêineres marítimos que se encontram abandonados nos portos brasileiros e pela proposição de mais uma alternativa de construção para escolas públicas tendo em vista o déficit de vagas na educação infantil. Por um lado, os contêineres possuem vida útil destinada ao transporte de mercadorias por aproximadamente 15 anos e após esse período são abananados nos portos de todo o mundo, o que representa um grande impacto ambiental. Por outro lado, a educação infantil em creches e pré-escolas é um direito social garantido às crianças de zero a seis anos conforme artigos 6°, 7° (inciso XXV), 208 (inciso IV) e 211 da Constituição Federal da República promulgada em 1988. Entretanto, apesar de todo o respaldo legal existente, a rede pública não consegue suprir toda a demanda e, entre os fatores pelos quais isso acontece, podemos incluir a falta de estrutura física disponível. Assim, os equipamentos ociosos poderiam ser destinados à construção de creches e escolas infantis, uma vez que seu uso também se justificaria pela rapidez na execução, já que os contêineres chegariam parcialmente prontos ao canteiro de obras. Dessa forma, após a revisão bibliográfica sobre arquitetura escolar, construção em contêiner e desempenho térmico, foi elaborado um projeto arquitetônico de uma escola infantil estruturada em contêiner considerando as diretrizes de construção da zona bioclimática 3 e considerando as diretrizes metodológicas dos estudos de caso levantados no Capítulo 2. Foi também realizada a simulação computacional do projeto utilizando-se a versão 9.6 do programa EnergyPlus para avaliação do desempenho térmico da modulação proposta. Após a simulação, constatou-se que a edificação atendeu aos critérios mínimos da norma de desempenho NBR 15.575 (2013/ Em: 2021), porém pode não apresentar conforto térmico aos ocupantes nos períodos mais quentes e mais frios do ano em implantações localizadas na zona bioclimática 3. Constatou-se também a necessidade de reforço estrutural quando da retirada de uma das faces dos contêineres.
Resumo em outra língua: This dissertation aims to contribute for two main issues: the abandoning of maritime containers in ports and the lack of vacancy for every child in primary school. On the one hand, containers can be used as transportation for approximately 15 years, and after that they are abandoned at the port all over the world, which represents a huge environment impact. On the other hand, Brazilian´s laws say that every child between 0 and 6 years must have a place at school guaranteed, but it does not really happens as it should. And one of the reasons why is because of the lack of buildings intended for public education. So, empty containers could be used to build primary schools and it would also contribute with the speed of the construction, since the modules would arrive at the construction site almost ready. Therefore, after the literature review on: school architecture, construction using containers and thermal performance, a design of a primary school structured in containers was proposed using the construction guidelines of the bioclimatic zone number 3 (according to the Brazilian Thermal Norm, NBR 15.220) and using the methodological guidelines studied on Chapter 2 of this writing. Moreover, was developed a computer simulation using the version 9.6 of the software EnergyPlus in order to analyze the performance of the building. After the simulation, it was realized that the proposed building met the minimum criteria of the Brazilian Performance Norm, NBR 15.575 (2013/Em: 2021). However, using containers to build long-stay environments could not be the best choice, since it does not guarantees the thermal comfort all over the year in the bioclimatic zone number 3. It was also realized that a structural reinforcement is needed when removing one of the sides of the containers.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia das Construções. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15055
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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