Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15051
Título: As percepções de um estudante com deficiência visual sobre a utilização de objetos dinâmico-táteis como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos.
Autor(es): Silva, Marcos Antonio Pereira da
Orientador(es): Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
Fernandes, Jomara Mendes
Palavras-chave: Educação inclusiva
Química
Deficiência visual
Estimulação tátil
Data do documento: 2022
Membros da banca: Reis, Ivoni de Freitas
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Fernandes, Jomara Mendes
Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
Referência: SILVA, Marcos Antonio Pereira da. As percepções de um estudante com deficiência visual sobre a utilização de objetos dinâmico-táteis como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos. 2022. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo averiguar a eficácia do uso de objetos dinâmico-táteis (ODTs) como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por estudantes com deficiência visual (ECDVs). Os ODTs são ferramentas que, por aplicação de forças (mecânica ou magnética, obtidas, por exemplo, pela tensão de elásticos ou de borrachas e de ímãs, respectivamente), geram movimentos e alterações da configuração inicial do sistema. Essa pesquisa corresponde a um estudo de caso único que visa: 1) compartilhar práticas de utilização de ODTs para o ensino dos conceitos químicos de eletronegatividade, de momento de dipolo elétrico e de polaridade de moléculas, conteúdos que apresentam um elevado grau de abstração para serem apropriados (FERNANDES e MARCONDES, 2006) e por representarem conteúdos essenciais para compreensão das interações da matéria e das suas transformações, foco de estudo da química; 2) confeccionar um e-book, para professores de química, sobre como confeccionar e utilizar os ODTs no processo de ensino e de aprendizagem em salas de aula inclusivas; 3) analisar as principais potencialidades e limitações dos ODTs a partir da validação prévia de um ECDV. A revisão de publicações revelou que, entre os anos de 2004 e 2020, não há registro de ODTs na literatura científica brasileira, o que justifica esta pesquisa. Para a geração dos dados, foram ministradas quatro aulas para um ECDV, e foi realizada uma entrevista semiestruturada, que ficaram registradas em áudio e em vídeo. Os conteúdos abordados nas aulas foram as interações atrativas e repulsivas, a constituição atômica, os campos de força, a energia potencial, a energia livre e a estabilidade do sistema atômico e molecular, que suportaram a construção dos conceitos de eletronegatividade, de dipolo elétrico e de polaridade de moléculas. Os resultados revelaram que o ECDV, ao incrementar, positiva ou negativamente, a tensão em uma borracha elástica e ao aproximar ou afastar ímãs, experimentou tatilmente o nível sensorial muscular, o que possibilitou uma integração dinâmica e simultânea de informações sobre a entidade a ser modelada, e a construção, por analogia, do modelo mental dos conceitos e dos fenômenos estudados se deu de forma eficiente. Portanto, a utilização de ODTs pode contribuir de forma significativa como mediador para a construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por ECDV.
Resumo em outra língua: The present research aims to investigate tactic-dynamic (TDO´s) objects efficacy tools that for forces input (mechanical or magnetic, obtained, for example, for elastic stress or rubbers and magnets respectively) generate movement and alterations of the initial system configuration. working as mediator objects in the construction of chemical concepts mental models for visually impaired students (VIS) through a case study aiming: 1) to share utilization practices of TDOs to learn the following chemical concepts: electronegativity, electric dipole moment and molecular polarity. Contents that show an elevated level of abstraction to be perceived and because represent essential subjects to the understanding of matter and its transformations, object of chemistry field of knowledge 2) to produce an chemistry e-book to chemistry teachers about how to create and to use TDO´s in the learning process at inclusive classroom environments.; 3) to analyze the main TDO´s potentialities and limitations from a previous VIS´s validation. The publishing review´s has shown that between 2004 and 2020 there is not any register of TDO´s in the Brazilian scientific literature which justify this research. To obtain data four lessons were given to one VIS´s and conducted one semi structured interview that were recorded in audio and video. The content covered in the lessons were the attract and repulse interactions, the atomic constitution, the force field, the potential energy, the free energy and the atomic and molecular system stability that support the construction of the concepts of electronegativity, electric dipole and molecular polarity. The results revealed that the VIS´s when increases, positively or negatively, the tension in a rubber or elastic and when approach or withdraw magnets experienced tactilely the sensory muscular level what made possible simultaneous and dynamic integration of information about the subject to be modeled and the construction, for analogy, of the mental model of the concepts and phenomena has worked effectively. Therefore, the use of TDO´s can significantly contribute as mediator to build mental models of abstract chemistry concepts for VIS´s.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15051
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor em 11/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PercepçõesEstudanteDeficiência.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_OlhosNãoVeem.ppsm147,61 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons