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Título: Quando crianças e adolescentes testemunham : trauma, perda e identidade no jornal A Sirene.
Título(s) alternativo(s): When children and adolescents witness : trauma, loss and identity in the newspaper A Sirene.
Autor(es): Silva, Karina Gomes Barbosa da
Carvalho, André Luís
Palavras-chave: Jornalismo
Infância e adolescência
Journalism
Childhood and adolescence
Data do documento: 2021
Referência: SILVA, K. G. B. da; CARVALHO, A. L. Quando crianças e adolescentes testemunham: trauma, perda e identidade no jornal A Sirene. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 18, n. 1, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/77172>. Acesso em: 24 maio 2022.
Resumo: Nos debruçamos sobre a edição de outubro de 2019 d’A Sirene, produzida em parce- ria com o programa de extensão Sujeitos de suas histórias, para o Dia das Crianças, analisando três reportagens. A Sirene é um jornal mensal produzido em Mariana (MG) na perspectiva das comunidades atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão. Visionamos o material jornalístico sob a ótica do testemunho em diálogo com o jornalismo e em interseção com os estudos da infância, para compreender como se materializa o teor testemunhal, a partir de uma análise textual, compre- endendo como tal não apenas o texto escrito, mas também as imagens. Os relatos evidenciam que, para as crianças e adolescentes de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo protagonistas das reportagens, o trauma se desdobra como estilhaçamento temporal, perda espacial e destruição de um modo de vida. Além disso, a edição ao mesmo tempo dá protagonismo a crianças e adolescentes e tira as identidades de foco, no que diz respeito a imagens e autorias.
Resumo em outra língua: We look at the October 2019 edition of the newspaper A Sirene, produced in part- nership with the extension program Sujeitos de suas histórias, for Children's Day, analyzing three features. A Sirene is a monthly newspaper produced in Mariana (MG) from the perspective of the communities a ected by the collapse of Fun- dão Dam. We analyze the journalistic features from the perspective of the tes- timony in dialogue with journalism and in intersection with childhood studies, to understand how the testimonial content materializes, based on a text analysis, understanding as such not only the written text, but also the images. e accou- nts show that, for the children and adolescents of Bento Rodrigues and Paracatu de Baixo, the protagonists of the features, the trauma unfolds as temporal splin- tering, spatial loss and destruction of a way of life. In addition, the edition at the same time that gives prominence to children and adolescents, takes identities out of focus, with regard to images and authorship.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15015
DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.77172
ISSN: 1984-6924
Licença: Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
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