Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1500
Título: Colaboração em ambientes educacionais com realidade aumentada.
Título(s) alternativo(s): Collaborative learning environments with augmented reality.
Autor(es): Oliveira, Francisco César
Kirner, Cláudio
Forte, Cleberson
Santin, Rafael
Palavras-chave: Augmented reality
Collaboration
Learning environments
Data do documento: 2008
Referência: OLIVEIRA, F. C. Colaboração em ambientes educacionais com realidade aumentada. Revista Renote, v. 6, n. 2, p. 1-9, 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14712/8611>. Acesso em: 01 out. 2012.
Resumo: Collaboration is an inherent activity in he teaching/learning process, having worth at professional actions. However, the computer support used to implement and improve collaboration is too restricted. This paper presents new ways to use comput er to support collaboration, emphazing tangible interactions complemented with images and sounds. An augmented reality tool named SACRA was used in this way to produce collaborative applications full of tangible interactions, images and sounds, that were tested with local and remote users.
Resumo em outra língua: A colaboração é uma atividade inerente ao processo de ensino/aprendizagem, muito valorizada também nas ações profissionais. No entanto, o apoio computacional, para a implementação e potencialização da colaboração, ainda tem sido usado de maneira restrita. Este trabalho apresenta novas formas de uso do computador em atividades colaborativas, procurando explorar interações tangí veis complementadas com imagens e sons. Uma ferramenta de autoria com realidade aumentada, denominada SACRA foi usada, nesse sentido, para o desenvolvimento de aplicações colaborativas locais e à distância.
URI: http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1500
ISSN: 16791916
Licença: Disponível sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Renote <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/index>. Acesso em: 18 nov. 2013.
Aparece nas coleções:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ColaboraçãoAmbientesEducacionais.pdf551,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.