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Título: O educador em arte : entre a exigência legal e a atuação real - Montes Claros (1960-1980).
Autor(es): Lopes, Daniel Bruno Oliveira
Orientador(es): Carvalho, Rosana Areal de
Palavras-chave: Música - instrução e estudo
Música
Montes Claros - Minas Gerais
Data do documento: 2022
Membros da banca: Carvalho, Rosana Areal de
Quadros Junior, João Fortunato Soares de
Carmo, Raiana Maciel do
Referência: LOPES, Daniel Bruno Oliveira. O educador em arte: entre a exigência legal e a atuação real - Montes Claros (1960-1980). 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.
Resumo: Mesmo que muitas vezes de forma irregular e diferente entre as cidades e estados brasileiros, os professores de música, de uma forma ou de outra, quase sempre estiveram presentes nas escolas públicas, com destaque a partir da República, com a emergência dos grupos escolares. Desse modo, o objetivo deste estudo foi compreender o processo de formação e analisar a realidade destes professores atuantes em Arte, presentes nas escolas de Montes Claros, a partir da primeira Lei de Diretrizes e Bases, em 1961, indo até o final dos anos 1970. Para isso, o trabalho tomou como fonte principal os documentos de registros de professores presentes nos arquivos da Secretaria Municipal de Educação e na Escola Normal, articulando-os aos currículos definidos pelas secretarias e legislações presentes neste período de recorte. Além disso, foi feita uma revisão bibliográfica para a qual se recorreu a uma busca em banco de dados de artigos, teses e dissertações que compreendessem em seu texto alguma informação referente à temática desta pesquisa. Os resultados revelaram a existência de uma mescla de formação entre os docentes, e que esta nem sempre atendia às exigências legais de tal período. Entre outros motivos, pela inexistência em determinado período de um curso formativo específico na cidade e, principalmente, pela rápida expansão do número de escolas, acarretando em uma demanda que não podia ser suprida.
Resumo em outra língua: Even if often irregularly and differently among Brazilian cities and states, music teachers, in one way or another, have almost always been present in public schools, especially since the Republic, with the emergence of school groups. Thus, the objective of this study was to analyze the education of these arts/music teachers, present in the Montes Claros schools, from the first Law of Directives and Bases, in 1961, until the end of the 1970s. In other words, to analyze what level of impact this law had in terms of changing or not the educational practices of music teachers in this city of Minas Gerais. To this end, the study took as its main source the documents of teachers' records present in the archives of the Municipal Secretariat of Education and the Escola Normal, articulating them with the curricula defined by the secretariats and the legislations present in this period. In addition, a bibliographical review was carried out, for which a database search was used to find articles, theses and dissertations that included in their text some information related to the theme of this research. The results revealed the existence of a mix of education among the teachers, and that this did not always meet the legal requirements of that period. Among other reasons, this was due to the inexistence, in a certain period, of a specific training course in the city and, mainly, to the rapid expansion in the number of schools, resulting in a demand that could not be met.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14977
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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