Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14969
Título: Eficiência de cooperativas agrícolas familiares no Brasil e na Espanha.
Autor(es): Silva, Elizabete Maria da
Ferraz, Diogo
Gómez López, José Daniel
Costa, Reginaldo Brito da
Constantino, Michel
Palavras-chave: Data envelopment analysis - DEA
Eficiência agrícola
Agricultura familiar
Data do documento: 2020
Referência: SILVA, E. M. da. et al. Eficiência de cooperativas agrícolas familiares no Brasil e na Espanha. Custos e Agronegocio On Line, v. 16, n. 4, p. 262-296, out./dez. 2020. Disponível em: <http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero4v16/OK%2011%20cooperativas.pdf>. Acesso em: 24 maio 2022.
Resumo: Cooperativas agrícolas familiares são uma alternativa para os agricultores que não conseguem competir com grandes produtores agroindustriais, entretanto, carecem trabalhos que analisem a eficiência, sobretudo, em países distintos. Este trabalho investigou a eficiência de cooperativas agrícolas no Brasil e na Espanha em 2015, a fim de avaliar se cooperativas agrícolas em países desenvolvidos são mais eficientes do que cooperativas em países em desenvolvimento. Após entrevistar 28 cooperativas agrícolas, sendo 14 no Brasil e 14 na Espanha, o Data Envelopment Analysis (DEA) foi utilizado para calcular a eficiência, por meio do modelo Variable Return of Scale (VRS) e a técnica de desempate Fronteira Invertida (FI). Analisando dados financeiros e o número de trabalhadores, os resultados desta pesquisa revelaram que as cooperativas espanholas foram mais eficientes do que as cooperativas brasileiras. Entretanto, a maior parte das cooperativas espanholas possuem retornos decrescentes, mas as cooperativas brasileiras mostraram retornos crescentes, o que evidencia a possibilidade de crescimento das cooperativas no Brasil. Além disso, em ambos os países, as cooperativas com produção de maior valor agregado mostraram maior índice de eficiência. No Brasil, as produtoras de leite foram mais eficientes do que as cooperativas hortifrutícolas. Na Espanha, o beneficiamento de frutas e as vinícolas foram as cooperativas com maior eficiência. Isto demonstra que o tipo de bens produzidos influencia a eficiência das cooperativas. Os resultados deste estudo podem ser utilizados por formuladores de políticas públicas em ambos países, a fim de compreender as melhores práticas para elevar a eficiência das cooperativas agrícolas familiares.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14969
Link para o artigo: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero4v16/OK%2011%20cooperativas.pdf
ISSN: 1808-2882
Aparece nas coleções:DEECO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EficiênciaCooperativasAgrícolas.pdf
  Restricted Access
1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.