Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14921
Título: Uma experiência envolvendo professoras, professores e o programa ‘Nossa Escola Pesquisa sua Opinião’ (NEPSO) : apropriações do uso pedagógico da pesquisa de opinião.
Autor(es): Mendes, Amanda Vieira
Orientador(es): Deodato, André Augusto
Palavras-chave: Opinião pública - pesquisa
Educação estatística
Apropriação
Educação matemática crítica
Data do documento: 2022
Membros da banca: Deodato, André Augusto
Freitas, Wanderley Sebastiao de
Santos, Marli Regina dos
Referência: MENDES, Amanda Vieira. Uma experiência envolvendo professoras, professores e o programa ‘Nossa Escola Pesquisa sua Opinião’ (NEPSO): apropriações do uso pedagógico da pesquisa de opinião. 2022. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Esta pesquisa de mestrado, inserida no cenário brasileiro, parte das experiências de uma professora de Matemática preocupada com as recorrentes demandas pela qualificação do ensino de Matemática na Educação Básica. A investigação realizada dialoga com autoras e autores que sinalizam na direção de que tal qualificação é possível, quando se mira no horizonte de uma educação comprometida em colaborar com a transformação da realidade social, por meio do compartilhamento do conhecimento historicamente acumulado e socialmente valorizado. Assim, nesta investigação, adotou como objetivo descrever e analisar como uma experiência formativa envolvendo a pesquisa de opinião reverbera em um grupo de professoras e professores dos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, valendo-se do referencial teórico adotado, considerou-se que o uso pedagógico da pesquisa de opinião poderia não somente ser interpretado como uma metodologia ativa, fazendo-se um espaço no qual não só as e os discentes, mediados pelas e pelos docentes, ocupassem a centralidade do processo de ensino e aprendizagem, como também corroborasse para o rompimento da disciplinaridade, como indicado por autoras e autores da Educação Estatística. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual foi construído um percurso metodológico em que seis professores de uma mesma escola, que lecionam diferentes componentes curriculares, sendo dois deles de Matemática, participaram de uma experiência formativa em que, em 23 encontros síncronos, mediados pelos pesquisadores, construíram uma pesquisa de opinião na perspectiva do Programa “Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO)”. O material empírico da investigação foi produzido durante o primeiro semestre de 2021, por meio da aplicação de um questionário inicial, de observações e gravações em áudio e vídeo dos encontros e entrevistas individuais e coletivas. Acrescenta-se, ainda, que as professoras e os professores foram entrevistados no final da experiência. Após a organização do material empírico, foram construídos dois eixos de análise, por meio do quais, foi empreendida uma análise, de um lado, norteada pela definição de apropriação e, por outro por conceitos caros a autores da Educação Matemática Crítica. Como desdobramentos dessa análise, identificou-se que as apropriações do uso pedagógico da pesquisa de opinião pelos participantes aconteceram no decorrer de negociações produzidas ora a partir de tensionamentos, ora de a partir de consensos. Identificou-se também que as reverberações da proposta nas e nos participantes, revelaram que, entre tensionamentos e oscilações, notados nas falas das professoras e dos professores, a experiência formativa possibilitou que as e os envolvidos construíssem uma experiência nova com o conhecimento matemático que, em alguns casos, colaborou para o início de mudanças nas concepções de Matemática de algumas professoras e alguns professores. Além disso, as e os docentes, participantes da pesquisa passaram a vislumbrar a possibilidade de implementar o uso do Programa NEPSO na escola em que lecionam e, também, mostraram que o processo vivenciado as e os levaram a refletir sobre suas práticas e sobre possibilidades de aperfeiçoá-las. Compete destacar, por fim, que, por meio desta investigação, foi elaborado um Produto Educacional com a intenção de motivar docentes e coordenação pedagógica a explorar o uso pedagógico da pesquisa de opinião, de forma que a Matemática seja uma possível lente para se ler o mundo.
Resumo em outra língua: This master's research, inserted in the Brazilian scenario, is based on the experiences of a mathematics teacher concerned about the recurrent demands for the qualification in mathematics teaching in Basic Education. The research carried out dialogues with authors who point out that such qualification is possible when one aims at the horizon of an education committed to collaborating with the transformation of social reality, employing in sharing historically accumulated and socially valued knowledge. Thus, in this investigation, the objective was to describe and analyze how a formative experience involving opinion research reverberates in a group of teachers in the final years of elementary school. Therefore, making use of the adopted theoretical framework, it was considered that the pedagogical use of opinion polls could not only be interpreted as an active methodology, making a space in which not only the students, mediated by teachers, would occupy the centrality of the teaching and learning process, but also corroborate for the rupture of disciplinarity, as indicated by authors of Statistical Education. Therefore, a qualitative research was developed, in which a methodological path was built in which six teachers from the same school, who teach different curricular components, two of them being mathematics teachers, participated in a formative experience that, in 23 synchronous meetings, mediated by the researchers, built an opinion poll in the perspective of the Program "Our School Research Your Opinion (NEPSO)". The empirical material of the research was produced during the first semester of 2021, through the application of an initial questionnaire, observations and audio and video recordings of the meetings, and individual and collective interviews. It is also added that teachers were interviewed at the end of the experience. After the organization of the empirical material, two axes of analysis were constructed, through which an analysis was undertaken, on one hand, guided by the definition of appropriation and, on the other hand, by valuable concepts to the authors of Critical Mathematics Education. As a result of this analysis, it was identified that the appropriations of the pedagogical use of the opinion poll by the participants took place during negotiations produced sometimes from tensions, sometimes from consensus. It was also identified that the reverberations of the proposal in participants revealed that, between tensions and oscillations, noticed in the teachers’ speeches, the formative experience made it possible for those involved to build a new experience with mathematical knowledge that, in some cases, contributed to the beginning of changes in the conceptions of mathematics of some teachers. Moreover, the teachers who participated in the research began to glimpse the possibility of implementing the NEPSO Program in the school where they teach together, and also showed that the process they went through led them to reflect on their practices and on the possibilities of improving them. Finally, it is worth mentioning that, through this investigation, an Educational Product was elaborated with the intention of motivating teachers and pedagogical coordination to explore the pedagogical use of opinion poll, so that mathematics can be a possible lens to read the world.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14921
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ExperiênciaEnvolvendoProfessoras.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_HoraJogaTema.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons