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Título: Disciplina e indisciplina na sala de aula : o que pensam as famílias?
Autor(es): Caldas, Pamela Cristina Souza
Orientador(es): Silva, Luciano Campos da
Palavras-chave: Indisciplina escolar
Disciplina escolar
Relações pedagógicas
Educação - participação dos pais
Escolas públicas
Data do documento: 2020
Membros da banca: Silva, Luciano Campos da
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Silva, Lucas Eustáquio de Paiva
Referência: CALDAS, Pamela Cristina Souza. Disciplina e indisciplina na sala de aula: o que pensam as famílias?. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como as famílias compreendem e explicam o fenômeno da indisciplina na escola escolhida, e quais seriam os fatores, que para eles justificariam os atos indisciplinados dentro do ambiente escolar. O trabalho se apoia em um conjunto de autores ligados à Sociologia da Educação, tais como Bernard Lahire, Daniel Thin, Estrela, Anette Lareau, Pedro Silva, Aquino, Luciano Silva e Pierre Bourdieu, entre outros. O estudo foi realizado a partir do método qualitativo. Para efetivar a investigação foram entrevistadas 9 famílias, dos 9 alunos classificados dentro do quadro (Q-HAE). A escolha foi feita mediante às considerações apontadas pelos alunos da turma entrevistada, sendo consideradas todas as respostas até finalizar o grupo que seria utilizado nesta pesquisa. Os estudantes estão matriculados no sétimo ano de uma escola pública localizada na região central da cidade Mariana, Minas Gerais. Para tanto, foram utilizadas as seguintes técnicas: Montagem do Quadro de Heteroclassificação e Autoclassificação dos Estudantes Segundo o Comportamento Disciplinar em Sala de Aula (Q-HAE). Para realizar a análise dos dados obtidos com o Q-HAE, foi elaborado um quadro com três colunas em que foi possível identificar a quantidade de vezes em que cada estudante foi classificado/a pôr seus pares e a forma como ele/ela próprio/a se classificou, além da aplicação de entrevista semiestruturada. O preenchimento do quadro foi feito pela entrevistadora mediante às respostas dos alunos entrevistados. Como resultados destacamos: a) as famílias compreendem o que é indisciplina, e esta compreensão vai ao encontro com as proposições dos autores utilizados na pesquisa; b) algumas famílias, assim como alguns estudiosos da educação e o corpo docente, ainda culpabilizam as próprias famílias pelos comportamentos de indisciplina que existem na escola; c) todos os pais participam da vida de escolar dos filhos, desmistificando a omissão parental acreditada por alguns autores; d) É importante destacar que as famílias não são desinteressadas sobre o que eu seus filhos fazem na escola, o chamado mito da omissão parental. Nas entrevistas, todas as famílias disseram que conversam muito com seus filhos e usam de castigos para corrigi-los e até fazem ameaças de castigos físicos. Logo, não ficou evidente o que uma família faz de diferente da outra.
Resumo em outra língua: This research aims to analyze how families understand and explain the phenomenon of indiscipline in the chosen school, and what are the factors that would justify undisciplined acts within the school environment. The work is supported by a set of authors linked to the Sociology of Education, such as Bernard Lahire, Daniel Thin, Estrela, Anette Lareau, Pedro Silva, Aquino, Luciano Silva and Pierre Bourdieu, among others. The study was carried out using the qualitative method. To carry out the investigation, 9 families were interviewed, of the 9 students classified within the framework (Q-HAE). The choice was made based on the considerations pointed out by the students of the interviewed class, considering all the answers until the group that would be used in this research was finalized. Students are enrolled in the seventh year of a public school located in the central region of Mariana, Minas Gerais. For this, the following techniques were used: Assembly of the Heteroclassification Chart and SelfClassification of Students According to the Disciplinary Behavior in the Classroom (Q-HAE). To perform the analysis of the data obtained with the Q-HAE, a table with three columns was elaborated in which it was possible to identify the number of times that each student was classified / putting his / her peers and the way he / she classified, in addition to the application of semi-structured interview. The table was filled out by the interviewer based on the responses of the interviewed students. As a result we highlight: a) families understand what indiscipline is, and this understanding is in agreement with the propositions of the authors used in the research; b) some families, as well as some education scholars and the teaching staff, still blame their own families for the indiscipline behaviorsthat exist in the school; c) all parents participate in their children's school life, demystifying the parental omission believed by some authors; d) It is important to note that families are not disinterested in what their children do at school, the so-called parental omission myth. In the interviews, all families said that they talk a lot with their children and use punishment to correct them and even make threats of physical punishment. Therefore, it was not evident what one family does differently from the other.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14912
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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