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Título: A presença da psicanálise na universidade : pesquisa e dispositivos para a formação docente.
Título(s) alternativo(s): The presence of psychoanalysis in the university : research and devices for teaching education.
Autor(es): Diniz, Margareth
Pereira, Marcelo Ricardo
Palavras-chave: Subjetividade
Subjectivity
Data do documento: 2020
Referência: DINIZ, M; PEREIRA, M. R. A presença da psicanálise na universidade: pesquisa e dispositivos para a formação docente. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 29, n. 60, p. 84-101, out./dez. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10499>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O presente artigo apura a análise dos resultados da pesquisa Dispositivos de formação docente que consideram a subjetividade. A metodologia usada na pesquisa foi o registro escrito de professores/as psicanalistas a partir de duas questões acerca da implicação docente e dos métodos usados na formação visando os impactos na subjetividade docente. Como resultado, apuramos que a conduta clínica implicada e a escuta qualificada de docentes em situações de queixa e mal-estar se configuram como importantes dispositivos a serem transmitidos na formação, reiterando a ineficácia de modelos prescritivos de formação de professores/as que se baseiam no ensino de técnicas e informações acerca de como o/a professor/a deve ensinar e trabalhar com seu aluno. Reafirma-se assim a necessidade de tempo para a elaboração precisa das experiências cotidianas para que estas possam de fato atravessar e marcar o sujeito.
Resumo em outra língua: This article analyzes the results of the research Teacher education devices that consider subjectivity. The methodology used in the research was the written record of teachers / psychoanalysts based on two questions about the teaching implication and the methods used in teacher education aimed at impacts on teacher subjectivity. As a result, we found that the clinical conduct involved and the qualified listening of teachers in situations of complaint and malaise are configured as important devices to be transmitted in training, reiterating the ineffectiveness of prescriptive models of teacher education, based on teaching of techniques and information about how the teacher should teach and work with his student. Reaffirming the need for time for the precise elaboration of everyday experiences so that they can actually cross and mark the Subject.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14811
DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p84-101
ISSN: 2358-0194
Licença: Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.
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