Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14789
Título: Paulo Freire e a pedagogia crítica : seu legado para uma nova pedagogia do sul.
Título(s) alternativo(s): Paulo Freire y la pedagogía crítica : su legado para una nueva pedagogía desde el sur.
Autor(es): Jardilino, José Rubens Lima
Soto Arango, Diana Elvira
Palavras-chave: Pensamento pedagógico
Pensamento frereano
Pedagogical thought
Freirean thought
Data do documento: 2020
Referência: JARDILINO, J. R. L.; SOTO ARANGO, D. E. Paulo Freire e a pedagogia crítica: seu legado para uma nova pedagogia do sul. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1072-1093, jul./set. 2020. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12472>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O artigo tratará da relevância do pensamento e da ação de Paulo Freire e das respostas que ele sofreu nos últimos cinquenta anos. Além disso, propõe-se demonstrar a relevância e o legado de Freire para a educação no mundo, especialmente para a América Latina. Para continuar nos caminhos que nos propomos, primeiro refletiremos sobre o contexto da escrita de Freire - Educação e atualdade brasileira - contra os golpes políticos no Brasil (antigos e atuais). Em seguida, trazer a memória o legado de Paulo Freire na condição de um clássico latino-americano, seguido dos contextos em que seu pensamento e obra foram concebidos, expressando sua singularidade e, talvez, sua universalidade. Por fim, far-se-á uma análise das teses que discordam da referida universalidade do pensamento de Freire, partindo de alguns conceitos/categorias de sua obra. Finaliza-se com o desafio de releitura de Freire na construção de um pensamento pedagógico do sul alimentada pelo debate das epistemologias do sul.
Resumo em outra língua: El artículo tratará de la relevancia del pensamiento y acción de Paulo Freire y las contestaciones que ha sufrido a lo largo de los últimos cincuenta años. Además, se propone demostrar la relevancia y el legado de Freire para la educación en el mundo, especialmente, para América Latina. Para seguir en las sendas que nos proponemos, primero lo haremos una reflexión sobre el contexto de la escritura de Freire – Educación y actualidad brasilera – frente a los golpes políticos en Brasil (antiguo y actual). Después traer a la memoria el legado de Paulo Freire en la condición de un clásico latinoamericano, seguido de los contextos en los cuales su pensamiento y obra se gestaron, expresando su singularidad y, quizas, su universalidad. Finalmente se hace un análisis de las tesis que contestan la dicha universalidad del pensamiento de Freire, bajo algunos conceptos/categorias de su obra. Se finaliza con el desafío de una nueva lectura de Freire en la construcción de un pensamiento pedagógico desde el sur y alimentado por el debate de las epistemologías del sur.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14789
DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12472
ISSN: 1982-5587
Licença: Esta revista está sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PauloFreirePedagogia.pdf317 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_PauloFreirePedagogía.pdf350,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_PauloFreireCritical.pdf313,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.