Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14784
Título: Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos.
Título(s) alternativo(s): The developments of continuing education in Media in Education in the pedagogical practice of graduates.
Autor(es): Paulo, Jacks Richard de
Alves, Luan Henrique
Palavras-chave: Redimensionamento da prática pedagógica
Data do documento: 2021
Referência: PAULO. J. R. de; ALVES, L. H. Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. Scientia Plena, v.17, artigo 032701, 2021. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/5998>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Defronte as limitações advindas da formação inicial de professores e os constantes rearranjos sociais e tecnológicos que convergem na escola, faz-se necessária a proposição de cursos de formação continuada aos docentes, de modo que aprimorem conhecimentos e desenvolvam habilidades em prol da oferta de um ensino com melhor qualidade aos alunos. Face ao exposto, procuramos identificar, em uma investigação de mestrado, os desdobramentos do curso de Especialização em Mídias na Educação e os possíveis redimensionamentos na prática pedagógica dos professores egressos no tocante à integração das mídias no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo, de cunho qualitativo, teve como instrumento para construção dos dados o questionário online contando com a participação de 32 professores. Os resultados indicam a constituição de uma postura crítica por parte de alguns sujeitos frente às mídias, reelaborando as formas de integrá-las na sala de aula. Esses têm observado as particularidades de cada mídia e articulado seu uso com os objetivos pedagógicos que pretendem alcançar. Não obstante, alguns sujeitos mantiveram as práticas de ensino tradicionais e, em consequência, utilizam as mídias apenas como ferramenta de reprodução ou transmissão de conhecimentos, desconsiderando o potencial pedagógico que elas detêm.
Resumo em outra língua: Faced with the limitations arising from the initial training of teachers and the constant social and technological rearrangements that converge at school, it is necessary to propose continuing education courses for teachers, so that they can improve their knowledge and develop their skills in favor of offering better quality teaching to its students. In view of the above, we tried to identify, in a master’s investigation, the developments of the course Specialization in Media in Education and possible resizing on the pedagogical practice of graduates teachers, regarding the use of media in the process of teaching and learning. This study, of qualitative qualification, had as an instrument of data construction the online questionnaire, with the participation of 32 teachers. The results indicate the constitution of a critical posture on the part of some subjects towards the media, re-elaborating the ways of integrating them in the classroom. These have observed the particularities of each media and articulated its use with the pedagogical objectives they intend to achieve. Nevertheless, some subjects who maintained traditional teaching practices and, as a consequence, use the media only as a tool for the reproduction or transmission of knowledge, disregarding the pedagogical potential that they hold.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14784
DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.032701
ISSN: 1808-2793
Licença: Todo conteúdo do periódico Scientia Plena, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: Scientia Plena <https://www.scientiaplena.org.br/sp/about>. Acesso em: 08 jun. 2021
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesdobramentosFormaçãoContinuada.pdf282,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.