Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14777
Título: Modelos matemáticos e métodos heurísticos para a otimização da movimentação de tripper.
Autor(es): Silva Filho, Eduardo Sanches da
Orientador(es): Costa, Tatiana Alves
Martins, Alexandre Xavier
Palavras-chave: Heurística - meta-heurística
Correias transportadoras - Tripper
Engenharia de produção - sequenciamento
Data do documento: 2021
Membros da banca: Costa, Tatiana Alves
Martins, Alexandre Xavier
Souza, Marcone Jamilson Freitas
Silva, Geiza Cristina da
Referência: SILVA FILHO, Eduardo Sanches da. Modelos matemáticos e métodos heurísticos para a otimização da movimentação de tripper. 2021. 53 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2021.
Resumo: No processo de beneficiamento de minério, o carro tripper é um equipamento utilizado para distribuir o minério, proveniente de uma correia transportadora, a um conjunto de silos de armazenagem. Com movimentos progressivos ou retroativos, executados ao longo de uma linha reta, o tripper direciona quantidades controladas de minério para cada um dos silos. O propósito é manter os níveis dos silos equilibrados, dentro de limites mínimos e máximos, definidos de acordo com a vazão projetada para os processos subsequentes. Matematicamente, esse problema pode ser modelado como sequenciamento em uma única máquina, com restrições adicionais para garantir a continuidade para os movimentos do tripper. A presente dissertação tem por objetivo propor novas políticas de movimentação, baseadas na minimização da diferença entre os níveis dos silos e na minimização da movimentação do tripper. Essas propostas são comparadas com outras duas políticas descritas na literatura. Foram implementados algoritmos baseados em uma heurística construtiva e nas metaheurísticas Simulated Annealing, Colônia de Formigas, Algoritmo Genético e Algoritmo Clonal. Os testes computacionais, realizados com 60 instâncias distintas e quatro políticas de movimentação do tripper, mostram que os métodos de solução implementados se mostram promissores para a resolução de instâncias de grande porte em tempo computacional aceitável. Em especial, a política de minimização da diferença entre os níveis dos silos se mostrou bastante promissora em termos de resultados do problema prático. Em relação aos algoritmos meta-heurísticos, eles apresentam comportamentos distintos, sendo cada uma mais bem avaliado em um determinado quesito, enquanto o Algoritmo Genético se mostrou mais vantajoso em relação aos outros métodos de resolução avaliados.
Resumo em outra língua: In the process of processing ore, the tripper car is a equipment used to distribute the ore, which comes from a conveyor belt, over a set of storage silos. With progressive or retroactive movements, executed along a straight line, the tripper directs controlled quantities of ore to each of the silos to keep the silos levels balanced, within a minimum and maximum limits, defined according to the projected flow of subsequent processes. Mathematically, this problem can be modeled as sequencing on a single machine, with additional restrictions to ensure continuity for the movements of the tripper. This project aims to propose new handling policies based on minimizing the difference between the levels of the silos and minimizing the tripper’s movement. These proposals are compared with two other policies described in the literature. We implement a partially greedy constructive heuristic and metaheuristic algorithms based on Simulated Annealing, Ant Colony, Genetic Algorithm, and Clonal Algorithm. The computational tests, carried out with 60 different instances and four tripper movement policies, show that the solution methods implemented are promising for solving large instances in acceptable computational time. In particular, the policy of minimizing the difference between the levels of the silos has shown to be very promising in terms of the problem results. Regarding the metaheuristics, they present different behaviors, each one being better evaluated in a specific aspect, having the Genetic Algorithm been more advantageous concerning all evaluated items.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14777
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/03/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ModelosMatemáticosMétodos.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons