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dc.contributor.advisorCarvalho, Rosana Areal dept_BR
dc.contributor.authorSpindula, Alice Lopes-
dc.date.accessioned2022-03-30T14:05:27Z-
dc.date.available2022-03-30T14:05:27Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationSPINDULA, Alice Lopes. Educação e representações de mulheres por meio de Vida Doméstica: a revista do lar e da mulher, que de mão em mão, percorre o Brasil de ponta a ponta (1930 a 1945). 2021. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14774-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA fim de desvendar mais sobre as questões da transmissão de conhecimento, entendido aqui como educação, apresentaremos nesta dissertação uma gama de mensagens de cunho educacional direcionadas à moral, à escolarização formal e científica publicadas pela revista Vida Doméstica, que alcançou milhares de leitoras entre os anos 1930 e 1945. O conteúdo veiculado nas páginas da revista em destaque considerava que somente mulheres com adequada educação intelectual, profissional, cívica, moral e doméstica seriam capazes de cumprir a missão de proteger a saúde e formar o caráter dos futuros cidadãos do Brasil. Vida Doméstica, circulou mensalmente entre 1920 e 1962 e iniciou-se pelas mãos do empresário espanhol Jesus Gonçalves Fidalgo. A publicação era mensal, no Rio de Janeiro, e a distribuição da revista era feita em todo o Brasil, incluindo capitais e diversas cidades do interior do país, tais como em Minas Gerais, Amazonas, Pará, Santa Catarina, Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo, entre outros. Seu alcance não parava por aí. A publicação chegou a outros países das américas como Estados Unidos, Argentina e Uruguai, bem como circulou na Europa entre Portugal, Alemanha e Espanha. Ao que se refere à circulação e vendagem temos informação, da própria revista, que sua tiragem chegou em 1941 a mais de 50.000 exemplares. O recorte cronológico escolhido para ser revistado compreende alguns anos que antecedem o sufrágio feminino no Brasil e avança até os anos 1945, quando teremos o fim da Era Vargas. Por outro lado, o recorte também abrange os anos que antecederam a Segunda Grande Guerra, quando vamos nos deparar com mudanças significativas na organização social e na posição da mulher frente à família, à sociedade e ao mercado de trabalho. A partir do fim da década de 1930, no decorrer dos investimentos industriais sob a égide do Governo Vargas, percebe-se um impulso no consumo de revistas e outros periódicos. Neste momento os meios de comunicação passam a desenvolver um papel importante de (in)formação dessa nova sociedade que está se consolidando, trazendo informações em seu corpus sobre o modo de vida e aspirações das personagens que moldam essa sociedade. Atrelamos as mensagens veiculadas na revista Vida Doméstica aos estudos históricos culturais, que nos revelam que os discursos nunca são neutros: ao serem escritos nas páginas dos impressos, produzem práticas e estratégias (sociais, escolares, políticas) por um grupo que se impõe, ou tenta impor, a sua concepção do mundo social, os seus próprios valores e o seu domínio.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - históriapt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleEducação e representações de mulheres por meio de Vida Doméstica : a revista do lar e da mulher, que de mão em mão, percorre o Brasil de ponta a ponta (1930 a 1945).pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/03/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeCarvalho, Rosana Areal dept_BR
dc.contributor.refereeHamdan, Juliana Cesáriopt_BR
dc.contributor.refereeBarreto, Raylane Andreza Dias Navarropt_BR
dc.description.abstractenFor the purpose of unveil further about the questions of knowledge transmission, understood in this research as education, we will present in this dissertation a range of educational messages aimed at moral, formal and scientific schooling published by the magazine Vida Doméstica which reached thousands of female readers between years 1930 and 1945. The content published on the pages of this featured magazine considered that only women with adequate intellectual, professional, civic, moral and domestic education would be able to fulfill the mission of shaping the ethos and protecting the health of the future citizens of Brazil. Vida Doméstica circulated monthly between 1920 and 1962 and was created by Jesus Gonçalves Fidalgo a Spanish businessman. The publication was Monthly, based in Rio de Janeiro, and the magazine was distributed throughout Brazil including capitals and several cities in the interior, such as Minas Gerais, Amazonas, Pará, Santa Catarina, Maranhão, Rio Grande do South, São Paulo among others. The magazine's reach did not stop in Brasil. The publication reached other countries in the Americas, such as the United States, Argentina and Uruguay, as well as being circulated in Europe between Portugal, Germany and Spain. With regard to circulation and sales we have information from the magazine itself that their circulation reached more than 50,000 copies in 1941. The chronological cut chosen to be searched embrace a few years that precede women's suffrage in Brazil and advances to the 1945's, when we will deal the end of the Vargas Era. On the other hand, the clipping also covers the years that preceded the Second World War, when we will be faced with significant changes in the social organization and in the position of women concerning to the family, to society and to the labor market. From the end of the 1930’s, in the course of industrial investments under the aegis of Vargas Government, there was a boost in the acquired of magazines and other periodicals by the public. At this point, the media begin to play an important role in the (in)formation of this new consolidating society, bringing information in its corpus about the way of life and aspirations of the characters that frame brazilian society. We link the messages published in the Vida Doméstica magazine to the cultural history studies, which reveals that discourses are never neutral: when they are written on the pages of printed matter they produce practices and strategies (social, school, political) by a group that imposes themselves (or tries to impose) they conception of social world, their own values and dominion.pt_BR
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