Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14772
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorPaulo, Jacks Richard de-
dc.contributor.authorAraújo, Stela Maris Mendes Siqueira-
dc.contributor.authorOliveira, Priscila Daniele de-
dc.date.accessioned2022-03-29T19:45:26Z-
dc.date.available2022-03-29T19:45:26Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationPAULO, J. R. de; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. de. Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, artigo e152520, 2020. Disponível em: <http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/1525>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2446-774X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14772-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de refletir sobre a situação e desdobramentos do período de oferta de ensino remoto emergencial devido ao COVID19 a partir da percepção de alunos de mestrado e doutorado na área de educação, matriculados em uma instituição pública de ensino, situada no interior do estado de Minas Gerais - Brasil. Para tal, efetuou-se uma revisão junto à literatura acadêmica que trata sobre a temática investigativa, para compreender as peculiaridades das percepções e analisá-las à luz da literatura. Os dados foram obtidos através de uma entrevista virtual com o intuito de potencializar a diálogo com os discentes e com o propósito de coletar informações sobre a percepção dos alunos em relação à experiência vivenciada com o ensino remoto emergencial. Os dados da pesquisa revelaram que as percepções convergem no sentido de que as tecnologias podem contribuir para a aprendizagem, principalmente, no contexto atual de pandemia. Por fim, demonstrou-se também por meio da percepção discente que tais recursos tecnológicos não são capazes de suprimir por completo os espaços de socialização característicos do ensino presencial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectAcesso à tecnologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectPercepção da falapt_BR
dc.titleReflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação.pt_BR
dc.title.alternativeReflections on the educational process in times of pandemic through the perceptions of graduate students in education.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste artigo está licenciado sob os termos da Licença Creative CommonsAtribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThis research aims to reflect on the situation and developments in the period of emergency remote education provision due to Covid-19 from the perception of master’s and doctorate students in the field of education, enrolled in a public education institution, located in the interior of the state of Minas Gerais - Brazil. To this end, a review was carried out with the academic literature dealing with the investigative theme, seeking to understand the peculiarities of perceptions and analyze them in the light of literature. The data was obtained through a virtual interview to enhance the dialogue with the students to collect information on the perception of the students about to the experience of remote emergency teaching. The research data revealed that perceptions converge in the sense those technologies can contribute to learning, especially in the current pandemic context. Finally, it was also demonstrated through student perception that such technological resources are not capable of completely suppressing the socialization spaces characteristic of face-to-face teaching.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.31417/educitec.v6.1525pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ReflexõesProcessoEducativo.pdf316,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.