Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14772
Título : Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação.
Otros títulos : Reflections on the educational process in times of pandemic through the perceptions of graduate students in education.
Autor : Paulo, Jacks Richard de
Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira
Oliveira, Priscila Daniele de
Palabras clave : Acesso à tecnologia
Aprendizagem
Internet
Percepção da fala
Fecha de publicación : 2020
Citación : PAULO, J. R. de; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. de. Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, artigo e152520, 2020. Disponível em: <http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/1525>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumen : Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de refletir sobre a situação e desdobramentos do período de oferta de ensino remoto emergencial devido ao COVID19 a partir da percepção de alunos de mestrado e doutorado na área de educação, matriculados em uma instituição pública de ensino, situada no interior do estado de Minas Gerais - Brasil. Para tal, efetuou-se uma revisão junto à literatura acadêmica que trata sobre a temática investigativa, para compreender as peculiaridades das percepções e analisá-las à luz da literatura. Os dados foram obtidos através de uma entrevista virtual com o intuito de potencializar a diálogo com os discentes e com o propósito de coletar informações sobre a percepção dos alunos em relação à experiência vivenciada com o ensino remoto emergencial. Os dados da pesquisa revelaram que as percepções convergem no sentido de que as tecnologias podem contribuir para a aprendizagem, principalmente, no contexto atual de pandemia. Por fim, demonstrou-se também por meio da percepção discente que tais recursos tecnológicos não são capazes de suprimir por completo os espaços de socialização característicos do ensino presencial.
metadata.dc.description.abstracten: This research aims to reflect on the situation and developments in the period of emergency remote education provision due to Covid-19 from the perception of master’s and doctorate students in the field of education, enrolled in a public education institution, located in the interior of the state of Minas Gerais - Brazil. To this end, a review was carried out with the academic literature dealing with the investigative theme, seeking to understand the peculiarities of perceptions and analyze them in the light of literature. The data was obtained through a virtual interview to enhance the dialogue with the students to collect information on the perception of the students about to the experience of remote emergency teaching. The research data revealed that perceptions converge in the sense those technologies can contribute to learning, especially in the current pandemic context. Finally, it was also demonstrated through student perception that such technological resources are not capable of completely suppressing the socialization spaces characteristic of face-to-face teaching.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14772
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1525
ISSN : 2446-774X
metadata.dc.rights.license: Este artigo está licenciado sob os termos da Licença Creative CommonsAtribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ReflexõesProcessoEducativo.pdf316,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.