Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14771
Título : Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia : tecendo algumas considerações.
Otros títulos : Emergency remote teaching in pandemic times : weaking some considerations.
Autor : Paulo, Jacks Richard de
Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira
Oliveira, Priscila Daniele de
Palabras clave : Educação
COVID-19
Fecha de publicación : 2020
Citación : PAULO, J. R. de; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. de. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 193-204, set./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18318>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumen : Esta pesquisa tem o objetivo de analisar os discursos de professores diante da experiência vivenciada no ensino remoto emergencial. Os docentes que participaram da pesquisa atuam em instituições públicas de ensino da rede estadual e municipal e na rede particular em uma região situada no interior do estado de Minas Gerais - Brasil. Para tal, efetuou-se uma revisão da literatura acadêmica que trata da temática objeto desta investigação para compreender as peculiaridades que demandam o trabalho docente para promover o processo de ensino e de aprendizagem no ensino remoto emergencial. Além disso, foi realizada entrevista virtual, individual, com o intuito de dialogar com os docentes sobre as experiências vivenciadas e obter informações que possibilitaram a análise apresentada. Os dados da pesquisa revelaram que há discursos comuns e discrepâncias entre os diferentes níveis, redes de ensino e no processo de ensino e de aprendizagem relatados pelos professores.
metadata.dc.description.abstracten: This research aims to analyze the speeches of teachers in the face of the experience with remote emergency teaching. The teachers work in public educational institutions of the state and municipal network in a region located in the interior of the state of Minas Gerais - Brazil. To this end, a review was carried out with the academic literature that deals with the investigative theme, to understand the peculiarities that demand the teaching work to promote the teaching and learning process in emergency remote teaching. In addition, a virtual, individual interview was carried out in order to enhance the dialogue with teachers and obtain the data that enabled the analysis presented. The research data revealed that there are common discourses and discrepancies between the different levels and teaching networks and in the pedagogical practice, in the teaching and learning process reported by the teachers.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14771
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18318
ISSN : 1983-9294
metadata.dc.rights.license: Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_EnsinoRemotoEmergencial.pdf299,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.