Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14749
Título: As práticas de leitura no Ensino Médio : ensinando e aprendendo a ler.
Autor(es): Souza, Niceia Aparecida da Cunha
Gonçalves, Clézio Roberto
Palavras-chave: Aprendizagem
Learning
Reading
Data do documento: 2020
Referência: SOUZA, N. A. da C.; GONÇALVES, C. R. As práticas de leitura no Ensino Médio: ensinando e aprendendo a ler. Letra Magna, v. 25, p. 600-619, 2020. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigos_25/linguistica/letramagna25_ling_35_600-619.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Este artigo faz uma reflexão sobre a leitura no Ensino Médio e busca entender as dificuldades presentes no cenário da educação brasileira para ensinar e aprender a ler. Para isso, foi traçado um percurso histórico sobre a leitura no Brasil, desde o período colonial, com a contribuição de ZILBERMAN (1996), SANTOS (2009), PINA (2010) e LEIRIA (2012); discutiram-se os conceitos de leitura KLEIMAN (2008, 2011), KOCH (2007), MARTINS (1994) e de letramento de SOARES (2010), além das implicações necessárias para a formação do leitor e do professor, em VÓVIO & DE GRANDE (2010). A aplicação de um questionário e rodas de conversas com professoras de língua portuguesa em uma escola de ensino médio contribuíram para uma a análise a partir do ponto de vista do sujeito professor. A solução para o problema da leitura no Brasil não é uma tarefa fácil, pois envolve desde as questões sociais, passando-se pela implementação das políticas públicas, pela formação de professores até à disponibilização de material de leitura para alunos e professores da educação pública. A pesquisa aponta que as práticas de leitura no contexto escolar contam com o esforço dos professores para fazer com que ela aconteça, mas é necessário variar as estratégias e políticas que facilitem o acesso de professores e de alunos a um material de leitura mais diverso possível.
Resumo em outra língua: This paper reflects on reading in high school and seeks to understand the difficulties present in the Brazilian education scenario to teach and learn how to read. To this end, a historical path about reading in Brazil has been traced, since the colonial period, with the contribution of Zilberman (1996), Santos (2009), Pina (2010) and Leiria (2012); the concepts of reading by Kleiman (2008, 2011), Koch (2007), Martins (1994), and literacy by Soares (2010) were discussed, in addition to the necessary implications for the formation of the reader and the teacher according to Vóvio & De Grande (2010). The application of a questionnaire and rounds of conversations with Portuguese teachers at a high school contributed to an analysis from the point of view of the subject teacher. The solution to the problem of reading in Brazil is not an easy task, since it involves everything from social issues, including the implementation of public policies and the training of teachers, to the provision of reading material for students and teachers of public education. The research points out that reading practices in the school context rely on the efforts of teachers to make it happen, but it is necessary to vary the strategies and policies that facilitate the access of teachers and students to the most diverse reading material possible.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14749
Link para o artigo: http://www.letramagna.com/artigos_25/linguistica/letramagna25_ling_35_600-619.pdf
ISSN: 1807-5193
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PráticasLeituraEnsino.pdf
  Restricted Access
375,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.