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Título: A prática da redação escolar e o texto dissertativo argumentativo.
Título(s) alternativo(s): The practice of school composition and the argumentative text.
Autor(es): Ramos, Elaine da Fonseca
Gonçalves, Clézio Roberto
Palavras-chave: Ensino médio
Prova de redação do ENEM
Data do documento: 2020
Referência: RAMOS, E. da F.; GONÇALVES, C. R. A prática da redação escolar e o texto dissertativo argumentativo. Enlaces, Salvador, v. 1, n. 1, p. 95-129, dez. 2020. Disponível em: <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/enlaces/article/view/776>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Este artigo investiga a prática de escrita de alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Mariana (MG). A pesquisa tem por objetivo geral: analisar a escrita de textos do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, de uma escola pública marianense, com base no uso das competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. E por objetivos específicos: (i) analisar as aulas de redação voltadas para o tipo dissertativo-argumentativo; (ii) verificar se as redações do tipo dissertativo-argumentativo dos alunos atendem à proposta das competências do ENEM. Os sujeitos participantes da pesquisa são alunos do 3º Ano do Ensino Médio e dois professores de Língua Portuguesa. O objeto de estudo é a redação escolar do tipo dissertativo-argumentativo. A investigação faz-se necessária pelo fato da prova de Redação do ENEM exigir o domínio das cinco competências que são critérios de avaliação nessa prova escrita. Por isso, discentes concluintes do Ensino Médio que forem realizar o ENEM, precisam dominá-las. É uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. As instruções dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa e do Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Médio servem de base para os estudos. Foram analisadas quarenta e uma redações, dissertativo-argumentativo, com o tema livre. Conclui-se que, os alunos participantes da investigação sabem escrever um texto dissertativo-argumentativo. Entretanto, conforme a exigência da Prova de Redação do ENEM, eles não atendem satisfatoriamente às cinco competências.
Resumo em outra língua: This article investigates the writing practice of high school students at a public school in the town of Mariana, Minas Gerais, Brazil. The general objective of this research is: to analyze the writing of argumentative texts by the students of the 3 r d Year of High School from a public school in Mariana, based on the use of the skills required by the National High School Exam (ENEM). As for specific objectives, this study aims to: (i) analyze the writing classes focused on the argumentative type; (ii) verify if the students’ argumentative compositions meet the competencies proposed by the ENEM. The subjects participating in the research are students from the 3 r d Year of High School and two teachers of Portuguese. The object of study is the school composition of the argumentative type. The investigation is of pivotal importance because the ENEM Writing Exam requires mastery of the five competencies, which are assessment criteria in this written exam. Therefore, graduating high school students who are going to take the ENEM need to master them. It is a qualitative research of an ethnographic nature. The instructions of the Portuguese National Curriculum Parameters and the National High School Curriculum Parameter serve as the basis for the studies. Forty-one argumentative, free-themed compositions were analyzed. In conclusion, the students participating in the investigation know how to write an argumentative text. However, according to the ENEM Writing Exam requirement, they do not satisfactorily meet the five competencies desired.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14748
ISSN: 2675-9810.
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