Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14746
Título: O trabalho infantil em três vozes na educação de jovens e adultos.
Título(s) alternativo(s): Child labor in three voices in youth and adult education.
Autor(es): Gonzaga, Marcos
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palavras-chave: Educação de adultos
Pesquisa qualitativa
História oral
Narrativa biográfica
Data do documento: 2020
Referência: GONZAGA, M.; ARAÚJO, R. M. B. de. O trabalho infantil em três vozes na educação de jovens e adultos. HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 5, n.1, p. 198-209, jun. 2020. Disponível em: <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/1444>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O artigo apresenta extratos de uma pesquisa de ênfase qualitativa, desenvolvida no PPGE/UFOP. A demanda principal foi o recolhimento de narrativas biográficas com enfoque em processos de escolarização. O ponto de partida para a construção de um quadro de entrevistados foi a aplicação de um questionário a pessoas na faixa etária acima dos 50 anos, frequentes na Educação de Jovens e Adultos – EJA, em uma escola do município de Itabirito – MG. O questionário abrangeu dados pessoais e questões sobre a escolarização dos pais e o porquê do retorno atual à escola. Os dados recolhidos permitiram a seleção de pessoas para entrevistas individuais. Com fundamentos metodológicos na história oral, dá-se a ver, em três vozes, os fenômenos do trabalho infantil doméstico e da ausência e/ou precária escolarização no passado. Acreditamos que as versões das pessoas entrevistadas presentes nesse texto venham somar-se à de tantas outras que, por direito, buscam estudar ou concluir seus estudos.
Resumo em outra língua: The article presents extracts from a qualitative emphasis research developed at PPGE / UFOP. The main demand was the collection of biographical narratives focusing on schooling processes. The starting point for the construction of a group of interviewees was the application of a questionnaire to people in the age group above 50 years frequent in Youth and Adult Education - EJA in a school in Itabirito - MG. The questionnaire covered personal data and questions about parental schooling and why the current return to school. The data collected allowed the selection of people for individual interviews. With methodological foundations in oral history, we can see, in three voices, the phenomena of domestic child labor and the absence and / or precarious schooling in the past. We believe that the versions of the interviewees present in this text will be added to those of many others who rightfully seek the EJA.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14746
ISSN: 2526-2386
Licença: Os trablhos publicados no periódico Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática estão sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Hipátia <https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em 01 ago. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TrabalhoInfantilTrês.pdf330,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.