Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14742
Título : Juventude e transição para o ensino médio : desafios e projetos de futuro.
Otros títulos : Youth and transition to High School : challenges and projects for the future.
Autor : Lebourg, Elodia Honse
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Silva, Luciano Campos da
Palabras clave : Ensino médio
Juventude
Transição para a vida adulta
Fecha de publicación : 2021
Citación : LEBOURG, E. H.; COUTRIM, R. M. da. E.; SILVA, L. C. da. Juventude e transição para o ensino médio : desafios e projetos de futuro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, p. 82-98, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/T5dKxxMSzCRsPsFwm49hxgs/>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumen : Para contribuir para o debate sobre a chegada dos jovens ao ensino médio, esta pesquisa analisou um grupo de estudantes de um distrito que, após a conclusão do ensino fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município. Para compreender como percebiam seus processos de transição para o ensino médio, a pesquisa de campo foi realizada com base em entrevistas reflexivas com oito jovens e o material gerado foi analisado por meio de perfis de configuração com informações organizadas individualmente. Constatou-se que a transição para o ensino médio, especialmente para jovens do interior, é um momento no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem complexos desafios. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para as discussões sobre os sentidos do ensino médio para jovens das camadas populares, sobretudo associados ao que planejam para o futuro.
metadata.dc.description.abstracten: In order to add to the debate on the arrival of teenagers at high school, this research analyzes a group of students from a district initiating their studies at the seat of the municipality upon finishing local Middle School. To comprehend how they perceived their transition process to high school, field research took as reference some reflexive interviews with eight teenagers and the resulting material was analyzed individually. Findings show that transitioning to high school, especially for teenagers from the rural areas, allows for the enlargement of their sociability networks, leading them to face new complex challenges. The authors hope that the results of this research contribute to the discussions on the significance of high school for low-income teenagers, particularly regarding their plans for their futures.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14742
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.4149
ISSN : 2176-6681
metadata.dc.rights.license: Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_JuventudeTransiçãoEnsino.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.