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dc.contributor.authorAlves, Lucas Benevenuto Mitraud Vieira-
dc.contributor.authorCostrino, Artur-
dc.date.accessioned2022-03-23T16:14:09Z-
dc.date.available2022-03-23T16:14:09Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationALVES, L. B. M. V.; COSTRINO, A. Estoicismo no drama? Usos de preceitos estoicos nas peças de Sêneca. Rétor, v. 10, p. 262-285, 2020. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7722180>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1853-6034-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14725-
dc.description.abstractÉ quase consenso, entre os estudiosos de Lúcio Aneu Sêneca, que as tragédias desse filósofo apresentam figurações de matizes da doutrina estoica. Contudo, poucos são os estudos que de fato se detêm em uma análise aprofundada a respeito de como seriam os aspectos filosóficos transpostos para o verso dramático. Em vista disso, busca-se, no presente artigo, traçar uma linha interpretativa que permita com que se tenha uma noção mais precisa de como se dariam, porventura, transposições desse tipo. Para tanto, foi desenvolvido um argumento com fim de identificar, no Agamêmnon senequiano, exemplos que indiquem, de forma sistematizada, a transparência de um tema caro ao estoicismo: a disputa entre razão e paixões humanas, discutida por Sêneca sobretudo em seu tratado Sobre a Ira. Mediante a leitura atenta desse tratado e do drama acima referido, como também de outras três tragédias senequianas e de mais alguns tratados filosóficos, aliada à análise do corpus epistolográfico do estoico, foi possível constatar como a criação trágica de Sêneca aparenta, de fato, ter sido pensada com vista à disseminação de motivos estoicos, uma vez que diversas passagens dos dramas corroboram essa interpretação. Este artigo, então, atua como passo inicial para que a discussão em torno dessa hipótese se torne mais prolífica, de modo a permitir que cada vez mais se torne palpável a possibilidade de se tomar as tragédias senequianas como meio eficaz de ensino de filosofia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectTransposição genéricapt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectDramaturgypt_BR
dc.titleEstoicismo no drama? Usos de preceitos estoicos nas peças de Sêneca.pt_BR
dc.title.alternativeStoicism in drama? Usage of stoic precepts in Seneca’s plays.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.description.abstractenIt is almost a consensus, among those who study the works of Lucius Annaeus Seneca, that this philosopher’s tragedies set forth aspects of the stoic doctrine. However, there are only a few studies actually dedicated to deeply analysing how the philosophic themes might have been transposed to the dramatic verse. Therefore, the goal in this paper is to trace an interpretation that could, in a more precise manner, delimitate how these transpositions might occur. For this purpose, an argument was developed with the goal of identifying, in Seneca’s Agamemnon, some examples that could show, in an organized way, the transparency of a topic that is cherished by stoicism: the struggle between human reason and passions, which is addressed by Seneca especially in his treaty On Anger. Through a mindful reading this treaty and of Agamemnon, as well as of three other of Seneca’s tragedies and of some other of his philosophical treaties, together with an analysis of the corpus of letters written by the stoic, it was possible to determine how Seneca’s tragic writing seems to really be oriented towards disseminating stoic themes since many verses in the dramas support this interpretation. Thus, this paper is a stepping stone so that the debate over this hypothesis might become prolific, in order to make the possibility of interpreting senecan tragedies as a means of teaching philosophy increasingly tangible.pt_BR
dc.identifier.uri2https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7722180pt_BR
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