Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14721
Título: Sobre os Teoremas do Ponto Fixo de Boyd-Wong e Vittorino Pata.
Autor(es): Oliveira, Deberton Moura de
Ferreira, Wenderson Marques
Martins, Eder Marinho
Palavras-chave: Pontos Fixos
Contração
Contração fraca
Teorema do Ponto Fixo de Banach
Data do documento: 2020
Referência: OLIVEIRA, D. M. de; FERREIRA, W. M.; MARTINS, E. M. Sobre os Teoremas do Ponto Fixo de Boyd-Wong e Vittorino Pata. Revista de Matemática da UFOP, v. 1, p. 82-130, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/rmat/article/view/4066/3187>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: O principal objetivo desse trabalho foi o estudo de resultados de existência e unicidade de ponto fixo nos quais as funções envolvidas sejam contrações fracas, ao invés de contrações (hipótese exigida no clássico Teorema do Ponto Fixo de Banach). Dessa forma, foram estudados o Teorema do Ponto Fixo de Boyd-Wong, publicado em 1969, e o Teorema do Ponto Fixo de Vittorino Pata, obtido em 2011. Os Teoremas de Banach, Boyd-Wong e Vittorino Pata foram comparados entre si e foi apresentado um exemplo no qual se exibiu uma função que satisfaz as condições do Teorema de Boyd-Wong e não satisfaz as hipóteses do Teorema de Banach. Além disso, provou-se que, em Espaços Métricos limitados, os Teoremas de Boyd-Wong e Vittorino Pata são equivalentes, bem como apresentou-se um exemplo de uma função definida em um espaço ilimitado no qual são satisfeitas somente as condições do resultado de Vittorino Pata, mas os Teoremas do Ponto Fixo de Banach e Boyd-Wong não são aplicáveis.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14721
ISSN: 2237-8103
Licença: Os trabalhos publicados pelo periódico Revista de Matemática de Ouro Preto estão sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista de Matemática de Ouro Preto. <https://periodicos.ufop.br/rmat/about/submissionst>. Acesso em: 08 jun. 2021
Aparece nas coleções:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TeoremasPontoFixo.pdf748,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.