Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14715
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorConceição, Thaynara Menezes Gandra-
dc.contributor.authorMartins, Eder Marinho-
dc.contributor.authorFerreira, Wenderson Marques-
dc.contributor.authorTorisu, Edmilson Minoru-
dc.date.accessioned2022-03-23T13:20:49Z-
dc.date.available2022-03-23T13:20:49Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, T. M. G. et al. Coletivo pensante seres humanos com geogebra e smartphone: demonstrando a fórmula de Bhaskara. Revista Polyphonía, v. 30, p. 223-239, jul./dez. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/65116>. Acesso em: 25 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2236-0514-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14715-
dc.description.abstractTecnologias digitais estão presentes em nossas vidas e isso muda de forma importante a forma como nos comunicamos e aprendemos. Nas escolas, essas tecnologias podem ser utilizadas como mediadores da aprendizagem, possibilitando aos estudantes a apropriação de novos conteúdos, ou a ressignificação de conteúdos já aprendidos. Esse estudo teve por objetivo desvelar apropriações de novos conhecimentos por parte de estudantes de uma escola privada da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, quando participaram como atores de um coletivo pensante seres-humanos-com-GeoGebra-e-smartphone. Os dados foram obtidos por meio de observações realizadas durante uma atividade que tinha como objetivo a demonstração da fórmula de Bhaskara com o uso do GeoGebra, por meio de um questionário. Os resultados mostraram que novos conhecimentos foram apropriados e revelaram a importância da compreensão da aprendizagem como resultado das interações entre os atores humanos e não humanos de um coletivo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectApropriaçãopt_BR
dc.subjectAppropriationpt_BR
dc.titleColetivo pensante seres humanos com geogebra e smartphone : demonstrando a fórmula de Bhaskara.pt_BR
dc.title.alternativeHuman with geogebra and smartphone collective thinking : demonstrating the quadratic formula.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseO periódico Polyphonía permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2204>. Acesso em: 23 ago. 2021.pt_BR
dc.description.abstractenDigital technologies are present in our lives and this changes significantly the way we communicate and learn. In schools, these technologies can be used as mediators of learning enabling students to appropriate new content or to give a new significate to previously studied ones. The purpose of this study was to uncover appropriations of new knowledge by students of a private school in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, when they participated as actors of a humans-with-GeoGebra-and-smartphonecollective thinking. The data were obtained through observations made during an activity, whose objective was to demonstrate the Quadratic Formula with the use of GeoGebra, and through a questionnaire. The results indicated that new knowledge was appropriate and revealed the importance of learning comprehension as a result of the interactions between humans and non human actors of a collective.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65116pt_BR
Aparece nas coleções:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ColetivoPensanteSeres.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.