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Título: Coletivo pensante seres humanos com geogebra e smartphone : demonstrando a fórmula de Bhaskara.
Título(s) alternativo(s): Human with geogebra and smartphone collective thinking : demonstrating the quadratic formula.
Autor(es): Conceição, Thaynara Menezes Gandra
Martins, Eder Marinho
Ferreira, Wenderson Marques
Torisu, Edmilson Minoru
Palavras-chave: Apropriação
Appropriation
Data do documento: 2019
Referência: CONCEIÇÃO, T. M. G. et al. Coletivo pensante seres humanos com geogebra e smartphone: demonstrando a fórmula de Bhaskara. Revista Polyphonía, v. 30, p. 223-239, jul./dez. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/65116>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Tecnologias digitais estão presentes em nossas vidas e isso muda de forma importante a forma como nos comunicamos e aprendemos. Nas escolas, essas tecnologias podem ser utilizadas como mediadores da aprendizagem, possibilitando aos estudantes a apropriação de novos conteúdos, ou a ressignificação de conteúdos já aprendidos. Esse estudo teve por objetivo desvelar apropriações de novos conhecimentos por parte de estudantes de uma escola privada da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, quando participaram como atores de um coletivo pensante seres-humanos-com-GeoGebra-e-smartphone. Os dados foram obtidos por meio de observações realizadas durante uma atividade que tinha como objetivo a demonstração da fórmula de Bhaskara com o uso do GeoGebra, por meio de um questionário. Os resultados mostraram que novos conhecimentos foram apropriados e revelaram a importância da compreensão da aprendizagem como resultado das interações entre os atores humanos e não humanos de um coletivo.
Resumo em outra língua: Digital technologies are present in our lives and this changes significantly the way we communicate and learn. In schools, these technologies can be used as mediators of learning enabling students to appropriate new content or to give a new significate to previously studied ones. The purpose of this study was to uncover appropriations of new knowledge by students of a private school in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, when they participated as actors of a humans-with-GeoGebra-and-smartphonecollective thinking. The data were obtained through observations made during an activity, whose objective was to demonstrate the Quadratic Formula with the use of GeoGebra, and through a questionnaire. The results indicated that new knowledge was appropriate and revealed the importance of learning comprehension as a result of the interactions between humans and non human actors of a collective.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14715
DOI: https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65116
ISSN: 2236-0514
Licença: O periódico Polyphonía permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2204>. Acesso em: 23 ago. 2021.
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