Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14714
Título: The development of technical and scientific professional education systems : an analysis through activity theory using Engeström’s historical type model.
Título(s) alternativo(s): O desenvolvimento dos sistemas de formação técnico-científica : uma análise pela teoria da atividade usando o modelo de tipos históricos de Engeström.
Autor(es): Campos, Dilhermando Ferreira
Pinto, Marcia Maria Fusaro
Palavras-chave: History of education
Technical and scientific professional education
Data do documento: 2018
Referência: CAMPOS, D. F.; PINTO, M. M. F. The development of technical and scientific professional education systems: an analysis through activity theory using Engeström’s historical type model. Cadernos de História da Educação, v.17, n.1, p.139-152, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/42364>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: The need to wider disseminate the technical and scientific education arising from the modern modes of production was an influential factor in the establishment of the current educational systems. Attributing to education a more utilitarian perspective, responsible for many features of the curriculum and school practices, the educational model has been adapted to the new demands and levels of social organization. In order to better understand this process as well as its internal conflicts, we will use notions of the activity theory, specifically the historical type model developed by Y. Engeström to systematize the evolution of an activity throughout of history.
Resumo em outra língua: A necessidade de disseminar a formação técnico-científica advinda com o modo de produção moderno foi um fator influente no estabelecimento dos atuais sistemas de ensino. A partir de uma perspectiva mais utilitária dada à educação, responsável por muitas características do currículo e das práticas escolares, o modelo educacional foi se adequando às novas demandas e níveis de organização social. Para compreender melhor esse processo e seus conflitos internos, utilizaremos os conceitos da teoria da atividade, mais especificamente o modelo de tipos históricos elaborado por Y. Engeström para sistematizar a evolução de uma atividade ao longo da história.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14714
DOI: https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-9
ISSN: 1982-7806
Licença: This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DevelopmentTechnicalScientific.pdf341,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_DesenvolvimentoSistemasFormação.pdf363,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.