Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14709
Título: Uma metodologia de ponderação de sinônimos para geração automática de exercícios de vocabulário.
Título(s) alternativo(s): A methodology for automatic generation of vocabulary exercises.
Autor(es): Souza, Wander Inácio de
Orientador(es): Pereira Junior, Álvaro Rodrigues
Palavras-chave: Processamento de linguagem natural
Análise textual
Geração de exercícios
Data do documento: 2017
Membros da banca: Pereira Junior, Álvaro Rodrigues
Merschmann, Luiz Henrique de Campos
Lopes, Lucelene
Referência: SOUZA, Wander Inácio de. Uma metodologia de ponderação de sinônimos para geração automática de exercícios de vocabulário. 2017. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Aprender um novo idioma é algo fundamental no mundo globalizado de hoje. O inglês se destaca como o idioma mais estudado atualmente por ser mais utilizado na produção das mais diversas midas, nas quais cita-se filmes, músicas, jogos, seriados, entre outros. A necessidade de aprender um novo idioma e, principalmente, a língua inglesa, vem impulsionando a criação de novos métodos de aprendizados. Busca-se principalmente uma maior comodidade ao estudante, como a possibilidade de estudar em casa, através da Internet. Entretanto, as metodologias de ensino continuam padronizadas e engessadas, não considerando a individualidade de cada aluno no processo de aprendizagem. Uma metodologia de ensino que seja adequada a individualidade de cada aluno demanda de métodos capazes de gerar conhecimento ao estudante por meio do uso de temas que sejam de seu interesse. Dessa forma, neste trabalho propõe-se o desenvolvimento de uma metodologia de construção de ponderação de sinônimos para geração automática de exercícios de vocabulário, no intuito de automatizar a geração de exercícios de vocabulário. O estudo mostrou a viabilidade da aplicação da ponderação automática dos sinônimos e da escolha adequada das palavras utilizadas para o problema de geração de exercícios da língua inglesa. Em especial, para o melhor cenário estudado, a acurácia de seleção alcançou 84,8%, o que parece ser um resultado satisfatório para que se possa, no futuro, gerar uma aplicação real para a geração automática de exercícios de vocabulário.
Resumo em outra língua: Learning a new language is fundamental in the globalized world we live in. English stands out as the most studied language nowadays, mostly because of its use in production of the most diverse media, like films, music, games, series, among others. The need to learn a new language, and especially the English language, has been driving the development of new learning methods. However, teaching methodologies remain standardized and embedded, not considering the individuality of each student in the learning process. A teaching methodology that is adequate to the individuality of each student demands methods capable of generating knowledge to the student through the use of topics that are of interest to them. In this way, this work proposes the development of a methodology for automatic generation of vocabulary exercises, in order to enable the generation of exercises from a document used as input. The study showed the feasibility of the application in automatic generation, reaching the precision of 100% for given scenarios.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14709
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/03/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPGCC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MetodologiaPonderaçãoSinônimos.pdf721,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons