Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14666
Title: Oportunidades e desafios no ensino superior : experiências de universitários de camadas populares da Universidade Federal de Ouro Preto.
Other Titles: Opportunities and challenges in higher education : experiences of undergraduate students of the Universidade Federal de Ouro Preto.
Authors: Pena, Mariza Aparecida Costa
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Matos, Daniel Abud Seabra
Keywords: Percurso universitário
Ação afirmativa
Longevidade escolar
Issue Date: 2021
Citation: PENA, M. A. C.; COUTRIM, R. M. da E.; MATOS, D. A. S. Oportunidades e desafios no ensino superior: experiências de universitários de camadas populares da Universidade Federal de Ouro Preto. Horizontes, Itatiba, v. 39, artigo e021010, 2021. Disponível em: <https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/812>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Abstract: Esse artigo apresenta resultados de entrevistas com universitários cotistas, de baixa renda, ingressantes no início de 2013 em cursos prestigiosos da Universidade Federal de Ouro Preto. Para as entrevistas foram selecionados seis estudantes de baixa renda, pertencentes aos cursos de Medicina, Direito e Engenharia Civil. À luz da Sociologia da Educação, buscou-se nos relatos, compreender as condições de acesso e permanência, e conhecer as experiências, oportunidades e desafios dos cotistas de baixa renda na graduação. Os depoimentos revelaram que, embora enfrentem dificuldades financeiras, acadêmicas e de sociabilidade principalmente no início do curso, esses jovens apresentam disposições que culminam em oportunidades de crescimentos acadêmico, pessoal e profissional.
metadata.dc.description.abstracten: This article presents the results of interviews with low-income university students, who were enrolled at the beginning of 2013 in prestigious courses at the Federal University of Ouro Preto. For the interviews were selected six students of low income, belonging to the courses of Medicine, Law and Civil Engineering. In the light of the Sociology of Education, we sought to understand the conditions of access and permanence, and to know the experiences, opportunities and challenges of low-income students in undergraduate studies. The testimonies revealed that, while facing financial, academic and sociability difficulties especially at the beginning of the course, these young people present dispositions that culminate in academic, personal and professional growth opportunities.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14666
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.812
ISSN: 2317-109X
metadata.dc.rights.license: Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_OportunidadeDesafiosEnsino.pdf347,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.