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Título: “Como eu vou fazer pesquisa sozinha?” : o processo de inserção na pós-graduação evidenciado nas narrativas de uma professora.
Título(s) alternativo(s): « Comment ferai-je de la recherche toute seule? » : le processus d’insertion dans le cycle master-doctorat à partir des récits d’une professeure.
Autor(es): Bosco, Cláudia Starling
Conti, Keli Cristina
Nunes, Célia Maria Fernandes
Palavras-chave: Pesquisa (auto)biográfica
Narrativas de si
Dimensão da temporalidade
Docência e formação
Data do documento: 2021
Referência: BOSCO, C. S.; CONTI, K. C.; NUNES, C. M. F. “Como eu vou fazer pesquisa sozinha?”: o processo de inserção na pós-graduação evidenciado nas narrativas de uma professora. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, artigo e75623, 2021. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75623>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Este trabalho é fruto de uma investigação que objetiva compreender os processos de inserção de professores no magistério superior em universidades federais, em uma perspectiva longitudinal. Neste artigo, de natureza (auto) biográfica, analisamos os processos de inserção de uma professora, a partir de suas narrativas, durante os primeiros anos de exercício da profissão, de 2016 a 2020. O olhar interpretativo desses relatos recai para como, em cada narrativa escrita, as experiências vividas vão sendo rememoradas, em um “ir e vir” da temporalidade. Enfatizamos a reflexão sobre a inserção na docência e na pós-graduação, especificamente nas atividades de pesquisa e orientação. Os resultados evidenciaram tensões em relação à complexidade do exercício profissional no contexto universitário. A história (re)contada do período de transição no estágio probatório traz elementos que marcam o processo de constituição identitária docente, e reforça a percepção sobre como os processos interativos são propulsores de novas possibilidades de atuação e inserção dos docentes na pós-graduação.
Resumo em outra língua: Ce travail résulte d’une investigation qui cherche à comprendre, dans une perspective longitudinale, les processus d’insertion des professeurs dans l’enseignement supérieur des universités fédérales brésiliennes. Dans cet article, de nature (auto) biographique, nous analysons les processus d’insertion d’une professeure à partir de récits rédigés pendant les premières années de l’exercice de la profession, de 2016 à 2020. Le regard interprétatif de ces récits révèle que, pour chacun d’eux, les expériences vécues sont évoquées dans un « aller et venir » de la temporalité. Nous mettons en relief la réflexion sur l’insertion dans l’enseignement et les cours de master et doctorat, surtout dans les activités de recherche et direction de travaux de recherche. Les résultats ont montré des tensions par rapport à la complexité de l’exercice professionnel dans le contexte universitaire. Le récit de l’histoire de cette période de transition pendant le stage probatoire apporte des éléments qui marquent le processus de constitution identitaire enseignante et renforce comment les processus interactifs mènent à de nouvelles possibilités d’action et d’insertion des enseignants dans les cours du cycle master-doctorat.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14664
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.75623
ISSN: 1984-0411
Licença: Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.
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