Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14661
Título: Os coordenadores de área do PIBID : percepções sobre o ser professor formador.
Título(s) alternativo(s): PIBID area coordinators : perceptions about the training teacher.
Autor(es): Nunes, Célia Maria Fernandes
Sales, Fernanda Karine Moura Silva
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher training
Data do documento: 2020
Referência: NUNES, C. M. F.; SALES, F. K. M. S. Os coordenadores de área do PIBID: percepções sobre o ser professor formador. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p. 188-202, jan./dez. 2020. Disponível em: <https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3673/3120>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: A formação de professores é uma temática que permeia o campo de estudos na área da educação, bem como as políticas educacionais. Dentre as políticas, ressaltamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que consiste em uma ação indutiva na formação de professores objetivando valorizar e melhorar a formação docente. O programa é desenvolvido em parceria com universidades e escolas de educação básica e envolve licenciandos, supervisores (professores da educação básica), coordenadores de área e professores que atuam na coordenação institucional e na gestão dos processos educacionais (professores do ensino superior). Esse artigo faz parte de uma pesquisa qualitativa que buscou investigar a relação entre a formação e a prática docente na percepção dos coordenadores de área do PIBID/Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Neste artigo, apresentamos a análise dos dados coletados, por meio de questionários e entrevistas, referentes à categoria: “O que é ser professor e formador de professores”. Dentre as percepções foi possível identificar que os coordenadores de área do PIBID/UFOP estão em formação permanente e o PIBID foi uma possibilidade de aproximação com a escola pública de educação básica. O estudo permitiu-nos concluir ainda que há uma reciprocidade formativa entre os participantes, onde além de formarem também são formados. Os coordenadores de área reforçaram a concepção do conhecimento e do tato pedagógico alinhados à indissociação da teoria e da prática, o trabalho do formador pautado no diálogo, no compromisso com a educação pública, a formação de professores, com o ensino e aprendizagem e com a constante reavaliação de sua própria prática.
Resumo em outra língua: Teacher training is a theme that permeates the field of studies in the field of education, as well as educational policies. Among the policies, we highlight the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), which consists of an inductive action in the training of teachers aiming to value and improve teacher training. The program is developed in partnership with Universities and Basic Education Schools and involves graduates, supervisors (basic education teachers), area coordinators and teachers who work in institutional coordination and in the management of educational processes (higher education teachers). This article is part of a qualitative research that sought to investigate the relationship between training and teaching practice in the perception of the area coordinators of PIBID / Federal University of Ouro Preto (UFOP). In this article, we will present the analysis of the data collected, through questionnaires and interviews, referring to the category: “What it is to be a teacher and teacher trainer”. Among the perceptions, it was possible to identify that the PIBID / UFOP area coordinators are in permanent training and the PIBID was a possibility of approaching the public school of basic education. The study allowed us to conclude that there is a formative reciprocity among the participants, which as they form. The area coordinators reinforced the conception of knowledge and pedagogical tact in line with the inseparation of theory and practice, the work of the trainer based on dialogue, commitment to public education, teacher training, teaching and learning and the constant reassessment of its own practice.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14661
DOI: https://doi.org/10.5747/ch.2020.v17.h477
ISSN: 1809-8207
Licença: O periódico Colloquium Humanarum permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/238>. Acesso em: 21 ago. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CoordenadoresÁreaPIBID.pdf506,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.