Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14638
Título: Consumer culture theory : uma análise das publicações realizadas por autores brasileiros.
Título(s) alternativo(s): Consumer culture theory : an analysis of publications made by Brazilian authors.
Autor(es): Quintão, Ronan Torres
Morais, Isabela Carvalho de
Palavras-chave: CCT no Brasil
Cultura de consumo
Programas de pesquisa
Data do documento: 2020
Referência: QUINTÃO, R. T.; MORAIS, I. C. de. Consumer culture theory: uma análise das publicações realizadas por autores brasileiros. RIMAR, v. 9, n. 1, jan./jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/44894>. Acesso em: 12 set. 2021.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama do campo de pesquisa da CCT, identificando a evolução histórica do número de artigos publicados relacionados ao campo, os periódicos e os programas de pesquisa desenvolvidos. Foram analisados 251 artigos utilizando uma abordagem metodológica descritivoqualitativa por meio do levantamento das publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais realizadas por brasileiros que atuam em instituições de ensino nacionais. Foi identificado crescimento acentuado do número de publicações em dois momentos: de 2007 para 2008 e de 2011 para 2012. Várias ações do campo da CCT no Brasil durante a última década apresentam relação com o seu crescimento internacional. A Revista de Administração de Empresas, os Cadernos EBAPE e a Revista Brasileira de Marketing foram os três periódicos que tiveram o maior número de publicações que utilizam a abordagem. Foram identificados os seguintes programas de pesquisa desenvolvidos no Brasil: (1) anticonsumo, consumo consciente e resistência ao consumo; (2) indústria cultural; (3) culturas de mercado; (4) experiências de consumo; (5) projetos de identidade. Sob o ponto de vista da área de marketing, buscamos, com este estudo, ajudar a consolidar a legitimação do campo da CCT nacionalmente identificando as conquistas e as realizações nas últimas décadas.
Resumo em outra língua: This article aims to present an overview of the CCT research field, identifying the historical evolution of the number of published papers related to the field, journals, and research programs developed in Brazil. Using a descriptive-qualitative methodological approach, we analyzed 251 scientific publications in national and international journals conducted by Brazilian working in national educational institutions. We identified significant growth in the number of publications in two moments: from 2007 to 2008 and from 2011 to 2012. Several actions of the CCT field in Brazil over the last decade are related to its international growth. The Revista de Administração de Empresas, Cadernos EBAPE and the Brazilian Journal of Marketing were the three journals that had the largest number of publications using the approach. The following research programs developed in Brazil were identified: (1) anti-consumption, conscious consumption and resistance to consumption; (2) cultural industry; (3) market cultures; (4) consumption experiences; (5) identity projects. From a marketing point of view, we seek, with this study, to help consolidate the legitimacy of the CCT field by nationally identifying achievements in recent decades.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14638
Link para o artigo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/44894
DOI: https://doi.org/10.4025/rimar.v9i1.44894
ISSN: 1676-9783
Aparece nas coleções:DEENP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConsumerCultureTheory.pdf
  Restricted Access
108,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.