Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14611
Título: Modelagem na educação matemática para o desenvolvimento de conceitos de análise combinatória.
Título(s) alternativo(s): Modelling in Mathematics Education for the development of Combinatorial Analysis concepts.
Autor(es): Bastos, Ticiano Azevedo
Rosa, Milton
Palavras-chave: Perspectiva sociocrítica
Ensino Médio
Fichas de treino em academias
High School
Prescription forms for training sheets
Data do documento: 2020
Referência: BASTOS, T. A.; ROSA, M. Modelagem na Educação Matemática para o desenvolvimento de conceitos de Análise Combinatória. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, 2020. Disponível em: <https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/490>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Esse artigo tem como base uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo identificar como a perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática poderia contribuir para o desenvolvimento de conceitos de Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada com 17 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular no vale do Rio Doce, na região leste do estado de Minas Gerais e com um professor de Educação Física. A abordagem metodológica utilizada nesse estudo foi qualitativa e os dados foram produzidos por meio de quatro blocos de atividades, dois questionários e uma entrevista semiestruturada, que foram conduzidos no período de setembro a novembro de 2018. Os resultados mostraram que as contribuições desse estudo estavam relacionadas com o desenvolvimento ativo da aprendizagem de conceitos combinatórios por meio de um olhar crítico sobre as práticas de treinamentos de musculação nas academias pesquisadas.
Resumo em outra língua: This article is based on a master's research that aimed to identify how the sociocritical perspective of Mathematical Modelling could contribute to the development of concepts of Combinatorial Analysis. The research was conducted with 17 sophomore High School students from a private school in the Vale do Rio Doce, in the eastern region of Minas Gerais and with a Physical Education teacher. The methodological approach used in this study was qualitative and the data were produced through four activity blocks, two questionnaires, and one semistructured interview from september to november, 2018. The results showed that the contributions of this study were related to the active development of learning combinatorial concepts through a critical look over the practices of bodybuilding training in the researched gyms.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14611
DOI: https://doi.org/10.24116/emd.e202012
ISSN: 2526-6136
Licença: Esta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ModelagemEducaçãoMatemática.pdf753,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.