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Título: Agência, affordance e a relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática.
Título(s) alternativo(s): Agency, affordance and the relationship teacher-curriculum materials in Mathematics Education.
Autor(es): Januario, Gilberto
Data do documento: 2020
Referência: JANUARIO, G. Agência, affordance e a relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, n. 3, p.1055-1076, set./dez. 2020. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54598>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: A relação entre professores que ensinam Matemática e materiais curriculares é implicada por diferentes recursos e resultado do grau de agência e da percepção de affordances. Neste artigo, fazemos uma abordagem desses dois conceitos como marco conceitual de análise dos modos como professores e materiais curriculares se relacionam, tendo como referência resultados de estudos que vimos realizando no campo da Educação Matemática. A discussão aqui feita evidencia diferentes conceitos e noções incorporadas à interação entre professores e materiais curriculares, como fidelidade curricular; subversão curricular; contexto institucional; planejamento conjunto; professores como produtores de currículo; e descolonização do currículo. Essas noções, por sua vez, demandam propostas de investigação para a compreensão dos modos como influenciam a interação e potencializam o desenvolvimento curricular em Matemática.
Resumo em outra língua: The relationship between Math teachers and the curriculum materials is implied by different resources and the results of the agency rate and the perception of affordances. In this article, we build an approach of those two concepts as a conceptual analysis mark about how teachers and curriculum materials interact, having as reference, results of studies we made in the Mathematics Education field. The discussion here shows different concepts and notions embodied with the interaction between teachers and curriculum materials, such as curriculum fidelity; curriculum subversion; institutional context; joint planning; teachers as curriculum producers and the curriculum descolonization. This notions, demand investigation proposals to comprehend the ways of how they influence the interaction and potentialize the curriculum development in Mathematics.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14607
DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-12
ISSN: 1983-1730
Licença: O periódico Ensino em Re-Vista permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/677>. Acesso em: 08 nov. 2016.
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