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Título: Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira : panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores.
Título(s) alternativo(s): Mathematics curriculum material in Brazilian research : concept, definitions and its relationship with teachers overview.
Autor(es): Soares, Marilene Caitano Reis Almeida
Januario, Gilberto
Santos, Francely Aparecida dos
Palavras-chave: Currículos de mtemática
Educação matemática
Mathematics curriculums
Mathematics education
Data do documento: 2020
Referência: SOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G; SANTOS, F. A. dos. Materiais curriculares de Matemática na pesquisa brasileira: panorama dos conceitos, definições e sua relação com os professores. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 25, n. 69, p.33-52, out./dez. 2020. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/2456>. Acesso em: 25 ago. 2021.
Resumo: Os materiais curriculares, elementares ao desenvolvimento do currículo de Matemática e, portanto, moderadores da prática docente e das aprendizagens dos estudantes, têm se configurado em objeto de estudo de pesquisadores. Nesse sentido, temos como objetivo, neste trabalho, retratar a pesquisa brasileira sobre materiais curriculares, analisando os conceitos e definições dados ao termo, as lentes teóricas que subsidiam as investigações e a relação que se estabelece quando o professor manuseia o material. Para este fim, consideramos a abordagem qualitativa de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Tomamos a produção brasileira sobre materiais curriculares como objeto de estudo, com um escopo de 25 pesquisas entre teses e dissertações realizadas entre os anos 2013 e 2019. Como resultados, pudemos observar que o olhar dos investigadores tem migrado das características físicas do material curricular para aspectos mais subjetivos da relação professor-material curricular.
Resumo em outra língua: Curriculum material, base to the development of Mathematics curriculums, therefore, moderators of teacher’s practice and inductors of the learning process of the students, they have been configured in research’s topics of studies. In this sense, we have as an objective, in this study to portray brazilian research about curriculum material, analyzing the concepts and definitions of the term, the theorical lens that subsidize the investigation and the relationship that establish when the teacher use the material. Due to this end, we consider that the qualitative approach of a research as a kind of state of knowledge. We take brazilian production about curriculum material as a scope of 25 researches like thesis and dissertations realized between the years 2013 and 2019. As a result, we could observe that the investigator’s look has migrated from physical characteristics of curriculum material to more subjective aspects or the relationship teacher-curriculum material.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14605
ISSN: 2317-904X
Licença: Todo o conteúdo do periódico Educação Matemática em Revista, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação Matemática em Revista <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09 fev. 2017.
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