Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14574
Título: As dificuldades de inclusão dos deficientes auditivos no ensino da química.
Título(s) alternativo(s): The difficulties of inclusion of the hearing impaired in the teaching of Chemistry.
Autor(es): Barros, Sâmela Caroline Dias de
Alves, Brenda Lopes
Vieira, Karla Moreira
Corrêa, Savio Figueira
Palavras-chave: Disciplina de química
Libras
Data do documento: 2020
Referência: BARROS, S. C. D. de. et al. As dificuldades de inclusão dos deficientes auditivos no ensino da Química. Research, Society and Development, v. 9, artigo 875974982, n. 7, maio/jul. 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4982>. Acesso em: 12 set. 2021.
Resumo: As escolas brasileiras têm enfrentado grandes dificuldades na inserção de deficientes por não possuírem uma infraestrutura adaptada e profissionais qualificados para atender aos diferentes tipos de deficiências. Como exemplo podemos citar grandes problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva no meio escolar, como a dificuldade do uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas escolas e a falta de metodologias de ensino adequadas para realidade destes alunos. Esse desafio se torna ainda maior, pois por muito tempo não foi dada a atenção necessária para uma boa comunicação com os deficientes auditivos, que é realizada através da Libras. O principal objetivo desse artigo é abordar as dificuldades existentes para a inclusão dos portadores de deficiência auditiva no âmbito escolar e alguns métodos para minimizar as barreiras encontradas. Para pessoas surdas, é de extrema importância ter acesso a materiais adaptados para acompanhar as disciplinas ministradas em sala de aula, auxiliando no processo da aprendizagem. A metodologia desse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, realizada principalmente a partir de dados já existentes, e como resultado são apresentados alguns estudos estão sendo realizados para tentar minimizar as dificuldades encontradas, permitindo com que a inclusão dos deficientes auditivos nas aulas de química do ensino regular se torne mais comum.
Resumo em outra língua: The Brazilian schools have been facing big difficulties in promoting social access to deaf people because they do not have the necessary structured and qualified professionals to work with different needs. As an example, it is possible to mention some problems faced by deaf students on the school environment such as the difficulty of using Libras (Brazilian Sign Language) in schools and the lack of teaching methodologies appropriate to their reality. This challenge becomes even bigger because for a long time Libras did not have the necessary attention and the communication with deaf people was not carried out in a good way. The aim of this article is to show the difficulties concerning the inclusion of deaf students in the school environment and to present some methods to try to solve the problems that were found. For deaf people it is extremely important to have access to adapted materials in order to follow the subjects taught in the classroom and to be helped in their learning process. The qualitative methodology was used on this paper to analyze the data that were already collected and, as a result, some studies are being carried out in order to try to solve the difficulties found and to normally allow the access of deaf people in regular schools, in chemistry classes.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14574
DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4982
ISSN: 2525-3409
Licença: Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DECEA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DifficultiesInclusionHearing.pdf389,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.